Notícias

21/12/2009 18:02

Rock e jazz baiano fizeram o Pelourinho ferver neste domingo(20)



[caption id="attachment_1216" align="aligncenter" width="300" caption="Cascadura - Foto de divulgação"]Cascadura - Foto de divulgação[/caption]

Lançamento do DVD Efeito Bogary, do Cascadura, e o projeto Jazz no Verão do Pelô movimentaram os largos do Centro Histórico



Os portões ainda estavam fechados quando uma multidão se formou à espera dos primeiros acordes da Cascadura, banda que já é um dos baluartes do rock baiano. Foi assim o início da apresentação de lançamento do DVD do grupo, Efeito Bogary, neste domingo (20). O show foi uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.



Em alguns minutos após a abertura dos portões, o Largo Tereza Batista já estava completamente lotado por uma legião de fãs do grupo. O Pelourinho ferveu quando a banda, comandada por Fábio Cascadura, subiu ao palco para delírio do público e entoou um dos sucessos do CD Bogary, a canção Se Alguém o Vir Parado, com seus versos cheios de ímpeto "Seus olhos têm areia, no bolso não traz um ‘puto’/Só sangue nas veias/ Sua cabeça tá cheia com tudo que o rodeia/E de um ouvido já está surdo/Se alguém o ver parado, eu sinto muito...".



No repertório do show, destaque para as canções do CD Bogary, que deu origem ao DVD, como os grandes sucessos do grupo, 12 de Outubro, Caim e Juntos Somos Nós, responsáveis pelas 10 mil cópias vendidas em todo o país. "É uma grande satisfação fazer esse encontro no Pelourinho para lançar o DVD Efeito Bogary, que é fruto de dois anos de trabalho", afirmou Fábio Cascadura, vocalista do grupo. "O Bogary foi uma história construída passo a passo que representou nosso retorno e saudade de Salvador", completou. Para Fábio Cascadura, a música que melhor simboliza esse sentimento e essa emoção por Salvador é a emblemática canção Mesmo Eu Estando do Outro Lado.



Diferente do disco anterior, Vivendo em Grande Estilo, quando a banda destilava um rock mais clássico, com uma musicalidade que remetia ao rock dos anos 60 e 70, mas com pinceladas de modernidade, em Bovary, Cascadura apresentou um rock mais pesado e denso, sem abrir mão do suingue do grupo. O estudante de Ensino Médio Júlio Pimentel chegou duas horas antes do horário marcado para o início do show para garantir o seu lugar. "Não é sempre que temos Cascadura de graça, ainda mais se tratando do lançamento do seu primeiro DVD e o Bogary é o meu CD preferido. Qualquer esforço é válido", contou. "Cascadura é o Beatles do rock brasileiro atual", brincou.



Jazz no Pelô – Um pouco mais cedo, antes do rock do Cascadura tomar conta do Pelô, o Largo Quincas Berro D’Água recebeu a última apresentação do projeto Jazz no Verão do Pelô, dirigido pelo maestro Letieres Leite e comandado pelo lendário baterista Dom Lula Nascimento. O show contou ainda com a participação da cantora Mariella Santiago. "Já toquei com grandes cantoras como Elza Soares e Elizeth Cardoso, mas a Mariella tem uma coisa especial que é o molho baiano", afirmou Dom Lula. "Gosto muito de tocar com ela e em breve esse quarteto se tornará um quinteto com a entrada da Mariella", revelou.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.