Notícias

22/12/2009 16:38

Natal Remix do Pelourinho: tradição e contemporaneidade

logo

Programação movimentará o fim de ano de baianos e turistas com apresentações musicais e intervenções audiovisuais no Centro Histórico de Salvador



Entre os próximos dias 22 e 26 de dezembro, a programação natalina do Pelourinho vai unir a tradição com uma mostra artística inusitada. O público vai conferir o melhor da música instrumental brasileira e uma remixagem de sons e imagens de atrações da cena eletrônica. É o projeto Natal Remix, uma iniciativa do programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que leva ao Pelourinho nomes como Paulo Moura, Armandinho, Badi Assad, Vitor Araújo, Grupo Garagem e muito mais.



As canções e composições natalinas tradicionais também vão ecoar pelos quatro cantos do Pelô, através dos Ternos de Reis, que se apresentarão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador durante todos os dias da programação, e da Filarmônica do Maestro Fred Dantas, que só não se apresenta no dia 24. "O objetivo é oferecer para a comunidade baiana e turistas uma programação de Natal que contemple o modelo tradicional que conhecemos, mas com uma roupagem que traduza a diversidade cultural do Pelourinho. É um programa para toda a família. Tivemos uma boa receptividade no ano passado e este ano teremos programação também nos dias 24 e 25, quando as pessoas não têm muitas opções na cidade", explica Ivanna Soutto, diretora do Pelourinho Cultural.



Sobre o aspecto mais contemporâneo da programação, Andrea May, consultora artística do projeto, explica que a ideia é levar a linguagem artística contemporânea às comemorações natalinas. "Atualmente devem ser repensadas em vários aspectos sócio-culturais para melhor condizer com a nossa realidade brasileira. Afinal, trata-se do Pelourinho, um equipamento multicultural antenado com os novos conceitos e tecnologias a serviço do desenvolvimento das artes", diz.



Para Vince De Mira, produtor artístico das atrações eletrônicas, vocalista da banda baiana Lampirônicos e um dos idealizadores da Radiomundi, todas as mixagens serão feitas em tempo real, por isso ele tentou reunir artistas que tenham afinidade entre si. "A gente fez uma grade com base na atuação de cada VJ e DJ. O formato é voltado para intervenções audiovisuais, através da interação entre os artistas", explica Vince.



Confira a programação:

Terça-feira - 22 de dezembro

Quarta-feira - 23 de dezembro

Quinta-feira - 24 de dezembro

Sexta-feira - 25 de dezembro

Sábado - 26 de dezembro



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.