21/12/2009 18:03

Jovem pianista se apresenta no projeto Natal Remix do Pelourinho

[caption id="attachment_1281" align="aligncenter" width="300" caption="Vitor Araújo - Foto de divulgação"]Vitor Araújo - Foto de divulgação[/caption]

O recifense Vitor Araújo, de apenas 20 anos, é uma das maiores revelações da música instrumental brasileira ao aproximar o erudito e o popular

O jovem e talentoso pianista recifense de 20 anos, Vitor Araújo, é uma das grandes atrações do projeto Natal Remix, idealizado pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia. A apresentação acontecerá na próxima terça-feira, 22 de dezembro, na Praça das Artes, a partir das 21h30.

Vitor Araújo é uma das maiores revelações da música instrumental brasileira, misturando a técnica apurada e o virtuosismo dos grandes mestres com a ousadia e a mistura de ritmos nada convencionais. O pernambucano não abre mão de seu tênis all star e de um figurino jovem ao se apresentar nos grandes teatros. A ousadia não fica restrita à musicalidade de seu trabalho. Os seus fãs já se acostumaram a vê-lo ficar em pé sobre o piano, transformando sua apresentação em um espetáculo sonoro e visual.

O pianista iniciou os estudos musicais bem cedo, com apenas nove anos, no Conservatório Pernambucano de Música. Destacou-se na infância e adolescência conquistando vários prêmios, como Menção Honrosa no Concurso Magda Tagliaferro, em São Paulo, o maior do Brasil, e as primeiras colocações nos Torneios Pernambucanos de Piano, nos anos 2001 e 2005, além do prêmio de melhor intérprete de Música Brasileira, no Torneio Josefina Aguiar. "Iniciei meu trabalho muito novo e busco fazer inter-relações entre música clássica e erudita com a música popular brasileira. Isso é uma vontade que me surgiu naturalmente" diz Vitor.

No fim de 2006, gravou o DVD-demo Variando, que o lançou nacionalmente, causando polêmica pelas improvisações inseridas em obras eruditas consagradas, passeando musicalmente pelo jazz e MPB. Vitor foi também a atração principal do Palco Instrumental do Festival de Inverno de Garanhuns e se apresentou na Mostra Internacional de Música de Olinda, ao lado de nomes como Antonio Menezes, Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Yamandú Costa, Hamilton Holanda e Isaac Karabtchevsky.

O quê: Natal Remix: Vitor Araújo

Quando: 22 de dezembro, 21h30