Notícias

24/11/2015 10:57

Centro Cultural Solar Ferrão inaugura exposição “Festas Populares”

Festas Populares

O Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) inaugura em 25/11, às 19h, a exposição multimídia “Festas Populares”, produzida por jovens de comunidades populares do núcleo de produção da Escola Oi Kabum! Salvador de Arte e Tecnologia (a Kabum! Novos Produtores). Na mostra, arte e a tecnologia encontram as tradições populares, a fé e a devoção do povo baiano, resgatando a importância destas manifestações e propondo novas leituras sobre elas, a partir da visão das novas gerações. Serão apresentadas cerca de 120 fotografias, além de imagens em vídeo e animações criadas pelos jovens do Kabum! Novos Produtores, em projeções interativas que serão acionadas por sensores através da ferramenta de touchscreen, estimulando a participação do visitante.

“Festas Populares” pretende colaborar para a compreensão das raízes e da valorização de elementos culturais constitutivos da cidade. O público poderá conferir até 31/01 o resultado do trabalho de pesquisa e do processo criativo realizado em torno do registro do ciclo de 17 festas populares de nossa cidade, muitas delas com influências da cultura africana.

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em artes gráficas e digitais. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa tem como proposta fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural.

 

Em 2010, o programa obteve o prêmio A Rede, na categoria Capacitação, da Modalidade Setor Privado. Já em 2012 e 2013, o programa recebeu o prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI, na categoria políticas públicas. A premiação visa reconhecer iniciativas que estimulem as escolas públicas e privadas a desenvolverem projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.

 

Serviço

Lançamento Exposição Festas Populares no Centro Cultural Solar Ferrão

Data: 25/11

Horário: 19h

Entrada Franca

Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho

O Centro Cultural Solar Ferrão integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.