26/04/2016 10:30

Seminário estadual reúne capoeiristas para criar Plano de Salvaguarda e Conselho Gestor da Capoeira na Bahia

seminario

Capoeiristas de todo o estado estarão reunidos durante dois dias na capital baiana com o objetivo de aprovar o texto final do Plano de Salvaguarda, que vem sendo debatido e elaborado desde 2013, além de criar o Conselho Gestor da Capoeira na Bahia. Estas ações visam fomentar e proteger esta que é uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia, garantindo que os saberes ligados a capoeira sejam preservados e transmitidos. Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia e Centro de Culturas Populares e Identitárias, o seminário estadual ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, sexta-feira e sábado, a partir das 8h, no Forte da Capoeira, localizado no bairro de Santo Antônio Além do Carmo.

No primeiro dia de encontro, dez grupos de trabalho – sendo que nove representam diferentes territórios baianos e um representa o segmento da Capoeira Angola – revisarão todas as diretrizes propostas por cada um deles e aprovarão o texto definitivo do Plano de Salvaguarda. Já o segundo dia será dedicado à escolha dos representantes do Conselho Gestor, que deverão tomar posse no mesmo dia. O seminário estadual é a última etapa de um longo processo de debates que durou três anos e mobilizou capoeiristas de toda a Bahia.

Seminários Salve a Capoeira – Cerca de mil capoeiristas de cem municípios baianos participaram dos seminários “Salve a Capoeira” realizados desde o final de 2013 para debater as diretrizes e ações do Plano de Salvaguarda. Ao todo, foram realizados nove seminários territoriais, nos quais foram criados grupos de trabalho para representar diferentes regiões do Estado. Os seminários foram realizados nas cidades de Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Livramento de Nossa Senhora, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Lençóis e Eunápolis.

Além dos nove seminários territoriais, no último dia 2 de abril foi realizado o último desta série de eventos, desta vez voltado apenas para o segmento da Capoeira Angola, única modalidade a ter um grupo de trabalho específico por ser considerada detentora de fundamentos da capoeira, tanto no seu repertório de movimentos e toques como na sua história.

Plano de Salvaguarda – Define diretrizes, ações e metas visando o apoio, salvaguarda e fomento à capoeira e seus conhecimentos relacionados aos toques, movimentos, histórias, mandingas e rituais dos velhos mestres, além de buscar estratégias para que os capoeiristas possam viver dignamente de sua arte. O plano é elaborado para um período de dez anos e as ações se dividem em quatro eixos: Identidade e Diversidade; Educação, Esporte e Lazer; Profissionalização e Regulamentação; e Fomento, Sustentabilidade e Internacionalização.

Conselho Gestor – Coletivo responsável por dialogar com o IPHAN e outros órgãos públicos para garantir o encaminhamento das ações previstas no plano. O conselho também participará da criação de políticas públicas voltadas para o segmento, além de possuir caráter deliberativo e executivo. Composto por representantes de todo o estado, a primeira gestão será composta por pessoas eleitas entre os dez grupos de trabalho formado durante os seminários Salve a Capoeira (2013-2016).

SERVIÇO

O quê: Seminário estadual para a Construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor da Capoeira na Bahia

Quando: 29 e 30 de abril

Onde: Forte da Capoeira, em Santo Antônio Além do Carmo

Luiz Carlos Brasileiro: (75) 99977-2702 | Produtor

Gabriela da Fonseca: (71) 99644-1517 | Assessora de Imprensa

8h – Inscrições e café da manhã

9h – Mesa de abertura com participação de Mestres de Capoeira, representantes do IPHAN e órgãos públicos convidados

9h30 – Balanço dos Seminários Salve a Capoeira. Desafios do triênio 2013-2016.

11h – Apresentação do Plano de Salvaguarda e da proposta de trabalho para as rodas temáticas

12h – Almoço

13h30 – Revisão e aperfeiçoamento do Plano de Salvaguarda nas rodas temáticas

17h30 – Assembleia final: apresentação e votação das diretrizes elaboradas – finalização do Plano de Salvaguarda