11/05/2016 16:20

Bembé do Mercado leva candomblé às ruas de Santo Amaro

Bembé do Mercado

A partir de hoje (11/05) o som dos atabaques vão soar nas ruas de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Começa a festa do Bembé do Mercado, o único candomblé de rua do mundo, com 127 anos de tradição. O evento, que comemora a libertação dos negros escravizados em 1888, tem como tema este ano Orum Ayê, a força dos Orixás e segue com sua programação até o dia 15.

Esta noite, babalorixás e ialorixás cumprem os rituais religiosos diante do olhar de milhares de pessoas. No Bembé do Mercado, mais de 40 terreiros de candomblé vão as ruas. Os rituais acontecem hoje (11), amanhã (12) e no sábado (14), sempre às 21h30.

Registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012, a partir de pesquisas e proposta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Bembé do Mercado também contará com apresentações de manifestações culturais diárias, no Largo do Mercado, das 19h às 21h. Na sexta (13), às 21h30, shows com grupos de samba de roda são atração.

No último dia do evento, domingo (15), às 9h, o povo de santo sairá do Largo do Mercado em direção à praia de Itapema, também em Santo Amaro, para fazer a entrega do presente à Iemanjá (balaio com agrados para a orixá, como flores e perfumes, dentre outros artigos). No retorno, por volta das 14h, a programação será encerrada com um almoço, no mesmo largo.

O babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Oju Onirê, autor do pedido de registro do Bembé, feito ao IPAC, diz animado que a festa está crescendo cada vez mais, apesar da conjuntura política do país. "A luta do Bembé é grande. Pra gente é muito importante esta luta do povo negro". Ele, que também é presidente da comissão gestora e da Associação Beneficente Bembé do Mercado, criada este ano, assinala a importância de mais inclusão de projetos culturais para o município de Santo Amaro."Devemos valorizar nossa cultura."

Serão homenageados na festa Silvonilton Encarnação da Mata, pai de santo do Ile Axé Oxumaré (Vasco da Gama), a ebomi Nice da Casa Branca (terreiro de Santo Amaro) e a reconhecida cidadã santamarense Olívia Santana.  Pai Pote também informou que está confirmada a participação do grupo afro Muzenza e o Samba de Nicinha Raízes de Santo Amaro no Bembé deste ano.

São parceiros da festa a Associação Beneficente Ilé Axé Oju Oniré, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santo Amaro, a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Cultura.

Preservação

O IPAC foi o responsável pelas pesquisas para tornar a manifestação um "Patrimônio da Bahia", produzindo livro e videodocumentário sobre o tema. Este é o sétimo volume da coleção Cadernos do IPAC. São 160 páginas, mais de 170 imagens entre fotografias, mapas e infográficos, além do vídeodocumentário de 52 minutos. A versão digital é acessada no link http://www.cultura.ba.gov.br/bembe-do-mercado

Segundo o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, ao decretar o reconhecimento de um bem cultural, o Estado passar a ter responsabilidades de proteção. "Preservação dos terreiros, projetos socioculturais para as comunidade e infraestrutura para a população devem ser prioridades", disse.

Organização

O conselho gestor do Bembé de Mercado é composto por representantes de órgãos e secretarias municipais e estaduais, além de integrantes da sociedade civil e dos terreiros de candomblé.

Integram o Conselho Gestor João Carlos Oliveira e Arany Santana. João Carlos Oliveira é diretor do IPAC, especializado em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia e integra o quadro do IPHAN/MinC desde 2009. Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI-SecultBA) é educadora, gestora pública, atriz, tem formação acadêmica em artes cênicas e especialização em história da África.

O IPAC desenvolve políticas de proteção aos bens culturais imateriais, onde está inserida a difusão do conhecimento técnico, através da publicação de livros, dentre outras ações. A coleção de livros do IPAC aborda patrimônios intangíveis, como Festa da Boa Morte, Carnaval de Maragojipe, Desfile de Afoxés, Festa de Santa Bárbara e Ofício de Vaqueiros. Os volumes são acessados através do site www.ipac.ba.gov.br, na ‘aba’ ‘Downloads’ e no item ‘Cadernos’.