Notícias

22/06/2016 10:00

Programação intensa marcou a folia junina no Pelô na terça (21)


ZelitoFoto: Rosilda Cruz

A sensação de quem esteve no Pelô na noite de ontem (21) foi a de que o São João já começou, e veio com tudo. Com uma programação simultânea nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Água, não faltaram opções para o público dançar e se divertir em meio a muita música e cultura nordestina.

 

Rei do forró temperado, título que ganhou por misturar estilos como rock, jazz, dentre outros ritmos ao forró tradicional, o cantor e compositor Zelito Miranda foi o comandante da festa no Largo Pedro Archanjo. Contabilizando 17 participações nos festejos juninos do Pelô, história que começou com um projeto chamado Forró na Rua, Zelito reuniu admiradores que lotaram o seu show. Muitos não sabem que Zelito começou sua trajetória artística como ator de teatro, e mais tarde passou a tocar no trio elétrico. A relação com o forró veio no início dos anos 90, após ser convidado para fazer um show do gênero no município de Areiopólis. Desde o início trazendo a mistura com outros gêneros, de lá pra cá não parou mais de fazer seu forró, tendo projetos bem sucedidos como o Forró no Parque, que teve suas duas últimas edições no Pelourinho. “Tenho uma ligação muito forte com o São João do Pelô, me sinto parte desta história. É um cenário que talvez não se encontre parecido em qualquer outro lugar do mundo, tanto pelo patrimônio histórico, quanto pela decoração que está belíssima”, afirma o artista, que retorna ao Pelourinho na sexta-feira (25), para um show no Terreiro de Jesus.

 

A festa no Largo Tereza Batista mostrou a diversidade da música nordestina através de diferentes gerações do forró. O primeiro a se apresentar foi o cantor, compositor e sanfoneiro Neto de Procópio. Utilizando a estrutura tradicional do pé-de-serra, - sanfona, zabumba e triângulo - o forrozeiro homenageou personalidades como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José e Jackson do Pandeiro.

 

 O encerramento da noite ficou por conta dos irmãos Juan, 19, e Ravena, 22, representando a nova geração, a dupla apresentou um repertório moderno com uma grande mistura de estilos, trazendo na essência o forró universitário, definido por eles como “tudo aquilo que é jovem”.  Fazendo shows há quinze anos, a vivência da dupla com o São João vem desde a infância, quando participavam de diversos festejos pelo interior da Bahia. Utilizando a arte como ferramenta de engajamento, os irmãos promovem anualmente no Pelourinho o Projeto Música Arte Estudantil, voltado para abordar questões socais através da música e lançar novos talentos, que lhes rendeu no último ano o Prêmio Embaixadores da Paz pela ONU. A última apresentação da dupla no São João do Pelô havia sido em 2013, a noite então para eles simbolizou também um retorno. Para tornar ainda mais especial, convidaram o forrozeiro Val Macambira, que foi homenageado.

 

A alegria também foi dobrada no Largo Quincas Berro D'Água, com Val Gonzaga e Trio Estrela Guia, e em seguida o Forró Fuzaca. Os shows defenderam o autêntico pé-de-serra, preparando o clima para o São João através de clássicos que não podem de jeito nenhum faltar na festa junina.

 

São João da Bahia

 

O São João da Bahia 2016, realizado pelo Governo do Estado, movimentará dezenas de cidades da capital ao interior, com diversão garantida para baianos e turistas do norte ao sul baiano e esquentando a economia das cidades em festa. Em Salvador, a festa e animação terão endereços espalhados pela capital. A diversidade de ritmos e manifestações culturais serão marcas nos shows gratuitos nos bairros do Pelourinho, Paripe (Praça João Martins) e Periperi (Praça da Revolução). No Centro Histórico, a festa já começou e tem abrigo nos largos Quincas Berro D’Água, Pedro Archanjo e Tereza Batista. Nos três espaços, um extenso calendário de shows, que vai até o dia 30 de junho, trazendo atrações de forró tradicional, eletrônico e Pé de Serra .

O Terreiro de Jesus, também no Pelourinho, receberá estrutura especialmente montada para receber os shows nos dias 23, 24 e 25 de junho. Atrações como Adelmário Coelho, Dorgival Dantas, Flávio José, Estakazero e Alceu Valença farão a festa para milhares de baianos e turistas que escolheram Salvador para passar o feriadão. A programação completa do São João no Pelourinho está disponível no site www.saojoaobahia.com.br .

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.