03/08/2016 10:40

Agenda cultural movimentada inicia mês de agosto no Pelô

dao

Samba, cultura popular e muita percussão estão entre os destaques da programação musical do Pelourinho neste final de semana. Entre as principais atrações estão os shows de Dão & a Caravana Black, o festival Samba Ijexá 2016, o pop rock de Cristiano Greco e Torcida Olodum. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Quinta (04), no primeiro dia dos Jogos Olímpicos em Salvador o Largo do Pelourinho recebe a animação da Torcida Olodum a partir das 16h. E a tradicional batida percussiva, marca registrada do bloco afro, promete agradar também aos amantes do esporte. Já no Terreiro de Jesus também às 16h, o grupo de manifestações populares Boi Mirim de Parafuso reconta a história do bumba-meu-boi através da imaginação de meninas e meninos da cidade. Às 19h, é a vez do grupo mirim Meninos da Rocinha tomar conta das ruas do Centro Histórico, trazendo um repertório contagiante que a maioria aprendeu no próprio Pelô. Gratuito.

Mais tarde a festa continua por todo o Pelourinho, no Largo Tereza Batista, às 19h, Cristiano Greco apresenta um repertório pop rock em um show intitulado Mixtape onde o artista faz referência às playlists de miscelâneas musicais que eram gravadas em fitas cassete na década de 80, logo depois, às 20h30, tem a sonoridade pop misturada a timbragens eletrônicas e influências regionais da banda Giramente. E para fechar a noite, o cantor Dão & a Caravana Black fazem show às 22h. No Largo Quincas Berro D'Água, às 19h, Gil Camará apresenta o show Nação Mameluco, com participações de Suzana Bello, Raimundo Sodré e Marcelo Fonseca. Às 21h30, o balanço do reggae da banda ManosPreto agita a galera. E ainda vai ter música nordestina no Largo Pedro Archanjo, com o Forró do Zé, a partir das 19h. Todas as apresentações são gratuitas.

Sexta (05), o cantor Diego Vieira mistura ritmos como arrocha e sertanejo em um show que acontece no Largo Pedro Archanjo a partir das 19h, com entrada franca. No Largo Quincas Berro D’Água, quem faz a festa é a banda Pagode do Pretinho mostrando diferentes estilos de samba, ás 20h. Gratuito.

Sábado (06), a banda Samba do Pretinho mescla vertentes da música brasileira ao samba numa apresentação pra lá de animada no Largo Pedro Archanjo, às 19h. Também de graça. A banda Afrosambah une os sambas reggae, rock e pop no Largo Quincas Berro D’Água e o resultado será uma noite cheia de swing.  Participação de Elpídio Bastos. Gratuito, às 20h.

Domingo (07), em mais um dia de competições pelas Olimpíadas no Brasil as ruas do Pelourinho serão tomadas pelo cortejo do Afoxé Filhas de Gandhy, que levanta a cultura do ijexá, a partir das 15h30.  Já nos largos, todo mundo vai cair no samba. Para o Pedro Archanjo a atração reservada para o público foi a banda Samba de Mará que vai fazer todo mundo dançar às 17h com show gratuito. O clima continua muito divertido com o grupo Samba da Vizinha que sobe ao palco do Largo Tereza Batista, às 15h. A entrada custa R$ 5 + 01 kg de alimento. E das 13h às 20h, no Largo Quincas Berro D'Água, acontece o Samba Ijexá 2016, promovido pelo Afoxé Obá de Xangô, com a atração Duda da Viola e participações dos afoxés Filhos de Ogun de Ronda, Ilê Oyiá, Olorum Babi Mi e Korin Efan. Ingresso R$ 5 + 1 kg de alimento.

Terça (09), o Pelô permanece no clima olímpico e o Largo Tereza Batista recebe às 20h30, o show do CD Viva o Natural com canções inéditas e clássicos do reggae mundial com o cantor Prince Addamo. Gratuito. Em seguida, às 22h30, o percussionista Gabi Guedes, considerado um dos grandes mestres do atabaque também realiza show gratuito. Ainda no Largo Quincas Berro D'Água, Silas Giron começa a noite também às 20h30. O artista que se destaca pela pesquisa e criação popular a partir de diversas linguagens de matriz africana mostra seu trabalho em mais um evento com entrada franca. E às 22h30, o axé marca presença com a banda African Bahia. Show gratuito.  Já no Largo Pedro Archanjo, às 21h, tem o tradicional show de Gerônimo Santana, que apresenta sucessos antigos e atuais e recebe convidados especiais. Ingressos R$ 20 e R$ 10.

Torcida Olodum

Quando: Domingo, 07 de agosto, 17h

Samba da Vizinha

Quando: Domingo, 07 de agosto, 15h

Quanto: R$ 5 + 01 kg de alimento.

Samba Ijexá 2016

Quando: Domingo, 07 de agosto, 13h às 20h

Quanto: R$ 5 + 01 kg de alimento.

Prince Addamo

Quando: Terça-feira, 09 de agosto, 20h30

Gabi Guedes

Quando: Terça-feira, 09 de agosto, 22h30

Silas Giron

Onde: Largo Quincas Berro D'Água

Quando: Terça-feira, 09 de agosto, 20h30.

African Bahia

Quando: Terça-feira, 09 de agosto, 22h30