09/11/2017 16:50

7ª Semana de Arte e Cultura de Imbassaí tem início neste fim de semana com apoio da SecultBA

d

Começa nesta sexta-feira (10) a sétima edição da Semana de Arte e Cultura de Imbassaí (SACI 2017), evento que abre o mês da Consciência Negra na região e segue até o dia 18, na Praia de Imbassaí, no litoral norte da Bahia. E para celebrar o início do festival, o primeiro fim de semana da SACI 2017 está repleta de apresentações artísticas e shows musicais gratuitos, atividades lúdicas para toda a família, mostra hip hop e resgate de tradições populares do litoral norte da Bahia. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

A programação tem início às 21h, no Restaurante Jerimum Café, tendo como gênero musical, o choro e o samba. No sábado, programação tem início às 11h, com práticas esportivas na Arena Barracão, com futevôlei, vôlei, dentre outras atividades. A partir das 17 horas tem início a Feirinha de Imbassaí na Praça da Alimentação, na qual artesãos e produtores da região vão expor e vender artigos típicos. Em seguida, acontece na Praça dos Esportes, a Mostra Hip Hop Consciência, um projeto da CMA HIP-HOP, com o show capitaneado pelo DJ Branco, além das presenças dos Graffiteiros Trigo e Reiv, dos B. boys Jeomar e Roty e a B-girl Bidi, trazendo para o centrinho da vila de Imbassaí uma roda de Breik, com os elementos da cultura HIP-HOP. A noite de sábado continua com a presença de Daniel Calumbi, tendo o Pop e rock como gênero musical embalando o festival na Praça do Esportes.

O CCPI promove a participação do grupo de cultura popular Caboclo Mirim de Parafuso. A manifestação tradicional movimentada por crianças participa do Encontro de Cultura Populares e Identitárias, que acontece no domingo, a partir das 16h, com expressões e vibrações culturais e música regional, na Praça dos Esportes. A noite será encerrada por apresentações das manifestações populares para toda a comunidade.

A SACI será marcada por diversas participações musicais, entre elas a banda Dão & a Caravana Black, que participa através do credenciamento do CCPI. O show de Dão é marcado pelo ritmo e movimento da música negra em diversas vertentes como o Black e o soul. A apresentação será no segundo fim de semana do evento, dia 17, às 22h, na Praça dos Esportes.

A SACI 2017 é uma iniciativa da MTE Consultoria e Assessoria em Marketing, Turismo e Entretenimento, do Jerimum Café, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com patrocínio da BAHIAGÁS e apoio da SECULT/BA, da Prefeitura de Mata de São João, Ykutiba, Pousada Tangará Mirim, do Centro de Estudos Universais, da cerveja Devassa, da Agência Digital ZWA e do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa.