Notícias

06/11/2017 17:10

Produtores culturais de Salvador visitam obras dos Largos do Pelô

s
Foto: Lucas Rosário

Na manhã desta segunda-feira (06) diversos produtores culturais responsáveis por projetos musicais e de outras artes visitaram as obras que estão sendo realizadas nos três largos do Pelô (Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água), sob responsabilidade do Governo do Estado. Acompanhados por Cristiane Taquari e Thelma Chase do CCPI e pelo arquiteto, Felipe Musse, junto ao coordenador de conservação predial do IPAC, Fernando Caldeira. Previstas para finalizarem ao final de novembro, as obras deixaram os visitantes felizes com o que viram.

“O Pelourinho já clamava por ter essa reforma, por ter essa possibilidade de melhorar a estrutura para o público. Eu acho que vem um momento bem mais interessante agora, e sobretudo, para que o Pelourinho volte a brilhar”, disse o produtor cultural Ricardo Rosa, sócio da empresa Ruffo. Para ele é importante finalizar a obra pro verão. “Acho que essa reforma vem bem a calhar para que a gente possa fazer um grande verão, para que a gente possa continuar somando com uma programação bem diversa para a nossa cidade”, explica.

Para Carol Morena, da produtora Tropicasa, e o produtor da Maquinário Produções, Vince Athayde, a Secretaria de Cultura, o CCPI e o IPAC estarem abertos a ouvir os produtores antes de finalizar a obra e ter a sensibilidade de receber suas contribuições demonstra que há preocupação em ter os largos funcionando em sintonia com as demandas da classe cultural. “Achei superinteressante a visita, fundamental, os largos do Pelourinho são espaços superimportantes porque temos uma carência de espaços de médio porte, e esses espaços estavam meio deteriorados, a estrutura estava problemática. Além da importância da reforma o que eu estou achando massa e importante é esse momento aqui, a gente estar aqui, a Secretaria estar aberta para a gente ver, combinar, dar opinião, esse diálogo com a classe é fundamental”, ressalta a produtora.

“A revitalização desses espaços vai ser fundamental para que a gente possa mostrar, apresentar, trazer coisas, buscar patrocinadores, viabilizar rotas de artistas que estão circulando pelo Brasil e passam pelo Nordeste, e às vezes precisa se conectar com produtores locais e essas plataformas de difusão pra mostrar e apresentar seus trabalhos. O Pelourinho hoje é uma das maiores plataformas do Brasil, a gente circula no Brasil e vê que essa infraestrutura que o Pelourinho oferece de três palcos, cada um com capacidade para 1000 pessoas em média, você não vê isso em lugar algum do Brasil”, ressalta Vince.

Além da estética e melhora da infraestrutura a reforma dos largos do Pelô visa atender às determinações do Corpo de Bombeiros como, rotas de fuga, guarda-corpos adequados, dentre outras especificações de segurança exigidas pelas legislações vigentes. São mais de 3 mil m² de 50 fachadas de imóveis, restaurados e pintados. Trabalhadores, dentre os quais, pedreiros, pintores, marceneiros, armadores de ferragens e alumínios, estagiários, arquitetos, engenheiros e fiscais, formam a equipe do IPAC na reforma dos Largos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.