Notícias

05/12/2017 13:10

SecultBA reabre os largos do Pelourinho com shows de samba


ed
Foto: Lucas Rosário

A ansiedade dos fieis frequentadores dos largos do Pelourinho chegou ao fim nesta segunda-feira, 04 de dezembro. O dia de Santa Bárbara foi a ocasião escolhida para a entrega dos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro d’Água e Tereza Batista, que estavam fechados para reforma e requalificação. Em vermelho e branco, o samba esteve à frente da inauguração com shows de diversos grupos nos três palcos. No começo da programação, a secretária de Cultura, Arany Santana, o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (IPAC), João Carlos Oliveira, e equipe da SecultBA estiveram nos espaços.

“O que pensamos desde o início era não só fazer uma obra estruturante, mas uma requalificação. Estamos entregando para a sociedade os largos com uma maior qualidade arquitetônica, seguranças e espaços de melhor convivência. E o mais legal é que tudo isso culminou numa festa que abre o calendário de festas populares da Bahia e que é patrimônio imaterial do estado”, explica o diretor do IPAC.

d
Foto: Lucas Rosário

Para os grupos que tocaram neste primeiro dia dos novos largos, o sentimento era de pura alegria. No Largo Pedro Archanjo, a responsabilidade de abrir os festejos coube à banda Catadinho do Samba, que antes da revitalização realizou apresentações no palco em diversas ocasiões. “Nossa banda tem suas origens aqui no Pelourinho, então pra nós é uma satisfação imensa participar desta reinauguração. É como se estivéssemos aqui pela primeira vez, com muita energia e interação com o povo. Estou feliz de coração, é como se eu tivesse feito um gol na Copa do Mundo”, comemora Tito, o vocalista da banda. A segunda atração do largo foi a banda Amizade Partidária.

d

Foto: Lucas Rosário

Quem foi curtir o samba também aprovou as mudanças realizadas nos largos. A promotora de eventos Márcia Gomes foi curtir os shows do grupo Nó na Madeira e Aro 7, que tocaram no Largo Tereza Batista. “Senti bastante falta dos shows no Pelourinho, mas hoje é só alegria. Está maravilhoso, curtir o Pelô é bom demais, não tem lugar igual”, comenta sem perder o samba no pé.

Os comerciantes dos bares e restaurantes dos largos também comemoraram a reabertura e estão com altas expectativas para a temporada de verão. “Está perfeito! Eu estava super ansiosa esperando a conclusão da reforma, mas valeu a pena. Acredito que as vendas vão aumentar, o ambiente está bem melhor estruturado e o verão promete. Ficou lindo e espero que todos venham conhecer”, diz a comerciante Gabriela Nepomuceno, do bar e restaurante Portal do Pelô, no Largo Quincas Berro d’Água. Por lá, aconteceu o Samba de Oyá, ensaio dos blocos de samba Fogueirão e Jaké.


A entrega da requalificação dos largos Quincas Berro d'Água, Pedro Archanjo e Tereza Batista representa uma nova fase na programação artística e cultural da capital baiana. A partir de agora, os três largos estão abertos ao público e disponíveis para realização de eventos gratuitos ou fechados todos os dias da semana. Foram investidos R$ 1,5 milhão em infraestrutura e segurança. Além disso, mais R$ 260 mil foram destinados a aquisição de palcos e estruturas que serão montadas nos três espaços.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.