05/01/2018 15:40

Rock, samba, pagode e ijexá se misturam na programação do Pelô

g
Foto: Divulgação

Para continuar o movimento intenso nos largos do Pelourinho, os palcos recebem nesta semana uma grande variedade de atrações prometendo reunir as mais diferentes tribos musicais. Entre os destaques da semana, a participação de Daniela Mercury no Cortejo Afro, de Tuca Fernandes no primeiro ensaio do Afrodisíaco, e shows de ÀTTØØXXÁ, IFÁ Afrobeat, Cascadura, Denny Denan, Los Sebosos Postizos, entre muitos outros.

Iniciando a semana, na segunda-feira (08) tem mais um ensaio do elegantemente sofisticado Cortejo Afro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. A convidada desta edição será a cantora Daniela Mercury. A abertura do evento será realizada pelo Dj Pimenta, além de ter participação do cantor J. Velloso. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

Na terça-feira (09) Gerônimo Santana agita o Largo Pedro Archanjo, às 20h. Os convidados da noite, no projeto O Pagador de Promessa, serão Jô Kallado, o grupo Pakera e Samba, além de Robbson Ribeiro. Os ingressos estão sendo vendidos no Sympla e no local do evento no valor de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). Já no Largo Tereza Batista tem o primeiro ensaio de verão da banda Afrodisíaco, com participação da Afrosambah. Os cantores Tuca Fernandes e Ninha são os convidados do show, que irá relembrar músicas que encantam os carnavais de Salvador. Ingressos R$ 20 e R$ 10.

O bloco afro Muzenza é atração do Largo Tereza Batista na quarta-feira (10), misturando o balanço do reggae com a batida forte da percussão. O ensaio começa às 20h, com ingressos a R$ 20 e R$ 10. Já no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h, o cantor Denny Denan inicia os seus ensaios de verão no Pelô, promovendo a sua carreira solo. Os ingressos custam O valor do ingresso está entre R$ 80,00 (camarote) e R$ 50,00 (pista).

Na quinta-feira (11), no Largo Quincas Berro d’Água, às 15h, o Bloco Cultural dos Servidores Públicos realiza um arrastão festivo com as atrações Nairê, Samba de Nego e Dangello Hazan, além da participação de Daniel Vieira. Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Mais tarde tem “Jhadirá na Área” no Largo Tereza Batista, às 20h. O trabalho da banda proporciona uma mistura do MPB com o Reggae Surf Music. Ingressos R$ 20 e R$ 10.

Dando continuidade aos shows de verão, o ÀTTØØXXÁ promove mais uma “TáBATENU”, na sexta-feira (12), no Largo Pedro Archanjo (Pelourinho), a partir das 21h. A festa conta desta vez com a participação especial do cantor EdCity e a abertura do Batekoo, movimento de dança preta e periférica. O valor do ingresso é R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). No Largo Tereza Batista acontece a primeira edição do projeto IFÁ e Negra Força Feminina. O evento, que começa às 21h, traz as participações de Luedji Luna e Tássia Reis. Ingressos R$ 40 e R$ 20 (primeiro lote) ou R$ 60 e R$ 30 (segundo lote). Já a banda Viola de Doze realiza mais uma edição da festa SamPelô Prime, no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e podem ser adquiridos no local.

O sábado (13) começa cedo com uma programação para a criançada, a partir das 15h, no Largo Quincas Berro d’Água, com o ensaio do Bloco Infantil AbraKdabra. A atração principal do evento é a banda Tour Girls, e os ingressos estão no valor de R$ 10. Mais tarde, às 19h, no mesmo palco, acontece mais uma edição do Samba Sertanejo, com Larissa Carvalho, Miskuta, Glauber Vilark, Tribal do Zorra, e Samba do Pretinho. Ingressos R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Trazendo uma mistura que faz lembrar um pouco de Jorge Ben e Nação Zumbi, o grupo Los Sebosos Postizos é um dos shows mais esperados do verão baiano. No próximo dia 13 de janeiro (sábado), às 21h, no Largo Tereza Batista, a banda promove a Noite da Jovem Samba, onde traz uma interpretação única para clássicos e jóias raras de Jorge Ben Jor das décadas de 60 e 70, com elementos de dub e grooves raros. A noite ainda conta com a apresentação do Radiomundi, um projeto baiano que conecta vários gêneros musicais e músicos nacionais na geração de novos conteúdos para serem difundidos, como shows e produtos físicos e digitais.

No domingo (14) o Largo Tereza Batista será palco do samba com o ensaio do bloco Alvorada, às 14h, reunindo diversas atrações. Ingressos R$ 10. O ritmo brasileiro também toma conta do Largo Quincas Berro d’Água, com um dos principais sambistas da Bahia, ouro da casa, Nelson Rufino, com o show “Amor e Paixão, Botequim da Paixão”. O show começa às 17h e tem entrada gratuita.

Também no dia 14, às 17h, o palco do Largo Pedro Archanjo será cenário da reunião de uma das principais bandas do rock baiano, com a festa “Cascadura – 25 Anos!”. O show promete ser o desfile de temas como “Sexta Feira”, “Retribição”, “Queda Livre”, :Soteropolitana”, “Juntos Somos Nós”, “Nicarágua” e outras tantas das mais de 70 cançōes lançadas pelo grupo em seus cinco discos. E além dos quarto membros que atuaram na última fase da banda, o Cascadura contará também com o reforço de um membro especial: Martin, hoje membro da banda de Pitty e em carreira solo. Ingressos R$ 40 e R$ 20 (primeiro lote) e R$ 60 e R$ 30 (segundo lote).

A programação dos Largos do Pelourinho tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), através da cessão gratuita de pauta. A programação é sujeita a alterações, de responsabilidade das respectivas produções dos eventos.

Ensaios do Cortejo Afro
Quando: 08 de janeiro, às 20h

Gerônimo – O Pagador de Promessa
Quando: 09 de janeiro, às 20h