Notícias

29/01/2018 15:30

Fundação Pedro Calmon lança catálogo Nossa Senhora Rosário dos Pretos

f

Fundada no século XVIII, a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário às Portas do Carmo, é o símbolo da luta e resistência da população negra e também do respeito às formas religiosas. Na próxima terça-feira (30), a Fundação Pedro Calmon realizará o lançamento do Catálogo Nossa Senhora do Rosário. O evento de lançamento ocorrerá às 17h na própria Igreja, localizada no bairro do Pelourinho, fazendo assim parte do Patrimônio da Humanidade.

“A Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma das mais antigas do mundo, ela possui 333 anos de existência. Ela serviu como ancoradouro contra a escravidão no Brasil e hoje, essa mesma Irmandade serve como ancoradouro contra a discriminação no país, ”destacou o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araujo.

No catálogo consta a história da Irmandade, a construção do prédio, as festas, as histórias dos santos e também como a Igreja está na atualidade. “Fazer um catálogo que relate sobre a história dessa Instituição é mais do que um dever é uma obrigação do Estado baiano, particularmente da Fundação Pedro Calmon, para que assim possamos contribuir para a memória do nosso estado, para a memória da nossa história”, ressaltou Zulu.


Serviço:

Lançamento do Catálogo Irmandade do Rosário dos Pretos
Data: dia 30 de janeiro (terça-feira)
Horário: 17h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.