06/12/2018 16:20

Axé, afro, samba e forró agitam largos do Pelourinho

Bailinho / Foto: Heder Novaes

Com uma programação diversificada, os largos do Pelourinho, em Salvador, vão movimentar o circuito cultural com apresentações que incluem samba, percussão, axé, capoeira, atrações como Bailinho de Quinta Cortejo Afro e Ilê Aiyê, entre outras novidades. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Na sexta-feira (07), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, acontece o encerramento do “20º REDOR – Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero”, que vai ter o Microfone Aberto para Poesia e Música e show da Banda Didá. Os ingressos custam 10 reais. Já no Largo Quincas Berro D’ Água, também às 20h, tem o projeto SamPelô Prime, com o show do ”Viola de Doze”. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.

No sábado (08), a programação começa cedo com “O Pelô QueToca Dança”, ensaio da banda Tambores do Pelô, vai agitar o Largo Pedro Archanjo, das 09h às 12h. No mesmo largo, a partir das 16h, acontece o Sábado Black Samba do Pretinho. A entrada custa R$ 10. Às 21h, a cantora baiana Amanda Santiago sobe ao palco do Largo Quincas Berro d Água e apresenta o show “Batucada Brasilady”. A entrada é franca.

O final da tarde de domingo (09) vai ser marcado pelo show de um dos grandes nomes da música baiana. O hitmaker da música afrobaiana, Pierre Onassis, estreia o show “Samba Reggae na Veia”, que conta com participações de vários nomes do gênero, no Largo Pedro Arcanjo, a partir das 16h. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10. A atração do Largo Quincas Berro d’Água é o Bailinho de Quinta, às 17h, com seu projeto de verão. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20.

Já na segunda-feira (10), a Oficina de Capoeira Angola, com Mestre Raimundo Noronha, acontece às 16h, no Largo Tereza Batista. À noite, os tambores do Cortejo Afro vão ecoar no Largo Quincas Berro d’ Água, a partir das 20h, com a participação de Márcio Victor, da banda Psirico.

Na terça-feira (12), às 20h, o cantor Gerônimo Santana se apresenta no Largo Tereza Batista, com participações de Dão, cantando músicas de Roberto Carlos, e Edu Casanova. Ingressos R$ 20 e R$ 10. Já quem anima o Largo Quincas Berro D’Água, às 20h, é o “Cultura Conectada”, projeto de Ensaios do Conexão Negra. Ingressos a preço popular, apenas R$ 5 + 1 kg de alimento.

O Largo Tereza Batista vai receber, na quarta-feira (12), o Festival de Canto Popular, organizado por Ana Paula Albuquerque, que traz o tema “Ô de Casa, Ô de Fora – Uma cantata ao Nordeste”. O evento começa às 20h, com ingressos a R$ 20 e R$ 10.

Na quinta-feira (13), os baianos e turistas que visitam o Centro Histórico da capital baiana, vão ter programação garantida em três largos. No Largo Tereza Batista, às 16h, tem mais uma edição da Oficina de Capoeira Angola, com Mestre Raimundo Noronha. O happy hour está garantido a partir de 17h no Largo Pedro Archanjo, que recebe a Noite Musical Grupo Topázio, com entrada gratuita. A animação continua no Largo Tereza Batista, a partir das 20h, com o show “Axé Forever”, que reúne os cantores Robson Moraes, Zé Paulo e Zé Honório. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10. Já Cicinho de Assis recebe convidados no Largo Quincas Berro D’Água para o TRIBUTO A LUIZ GONZAGA – Eterno Rei do Baião. O espetáculo começa às 20h, com ingressos a R$ 20 e R$ 10.

Programação:

20º do Redor Banda Didá

Largo Pedro Arcanjo
Quando: 07 de dezembro (sexta), das 20h às 23h30

“SamPelô Prime” Viola de Doze
Quando: 07 de dezembro (sexta), às 20h
Ingressos: 20 e 10 reais

‘Samba Black” com Samba do Pretinho
Largo Pedro arcanjo
Quando: 08 de dezembro (sábado), das 16h às 22h
Ingressos: 10 reais

O Pelô Que Toca e Dança’ e Ensaio da Banda Tambores do Pelô