13/12/2018 18:00

Samba, axé, capoeira e percussão ocupam os largos do Pelourinho

s
Foto: Divulgação

Com uma programação diversificada, os largos do Pelourinho vão movimentar o circuito cultural com apresentações de samba, pagode, percussão, axé, capoeira e atrações como Márcia Castro e Márcia Short, Olodum, Cortejo Afro e ÀTTØØXXÁ. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Na sexta-feira (14), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, acontece mais uma edição do “ÀTTØØXXÁ BAILAUM BLACK BANG”, da banda de pagode baiano ÀTTØØXXÁ . Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. Já no Largo Quincas Berro d’ Água, também às 20h, “Narcizinho e Os Afro” recebem seus convidados. Os ingressos custam R$ 10.

No sábado (15), a programação começa cedo com “O Pelô QueToca Dança”, ensaio da banda Tambores do Pelô, que vai agitar o Largo Tereza Batista, das 09h às 12h. No Largo Quincas Berro d Água, a partir das 14h30, acontece o “Rodar: o Recôncavo em Salvador”, oficinas de samba ministradas pelos Mestres do Museu Casa de Samba de Roda de Santo Amaro da Purificação. Dentre eles, estarão presentes Mestre Góes, Mestre Primeiro, Dona Nicinha e Grupo A Corda Samba de Roda. A entrada é gratuita. Já as cantoras baianas Marcia Castro e Márcia Short sobem ao palco do Largo Pedro Archanjo e apresentam o show “As Xarás”. Os convidados desta edição são o bloco afro Ilê Aiyê e o cantor Lazzo Matumbi. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.

Domingo (16), a programação começa bem cedo. Às 8h da manhã tem o 3º Festival de Música Topázio ‘Encontro Mundial do Grupo Topázio’, no Largo Pedro Archanjo. A entrada é franca. À tarde, os tambores do bloco do Maciel vão ecoar no Largo Tereza Batista, no ensaio do Olodum, que tem início a partir das 13h. Ingressos R$ 50. De volta ao Largo Pedro Archanjo, a Banda M do Samba comanda o “Domingo de Samba e Alegria”. O show começa às 16h e os ingressos são gratuitos.

Já na segunda-feira (17), o Cortejo Afro vai fazer mais um Ensaio no Largo Quincas Berro d’ Água, a partir das 20h. O convidado da edição é o grupo É O Tchan. Os ingressos custam R$ 60 e R$ 30.

Na terça-feira (18), às 20h, o cantor Gerônimo Santana se apresenta no Largo Pedro Archanjo Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. No mesmo horário, o Olodum volta ao palco do Largo Tereza Batista, abrindo o projeto “Terças do Olodum”. Os ingressos custam R$ 70.

Na quinta-feira (20), os baianos e turistas que visitam o Centro Histórico da capital baiana tem programação cultural garantida. No Largo Pedro Archanjo, às 13h, acontecem as atividades do “Centenário da Capoeira Regional Mestre Regional Mestre Bimba”. As oficinas são gratuitas. Outra opção é o show de Narcizinho e Os afros e convidados, no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h. Ingressos R$ 10.

Programação:

ÀTTØØXXÁ BAILAUM BLACK BANG
Quando: 14 de dezembro (sexta), 20h
Ingressos: 30 e 15 reais.

Narcizinho e Os Afros E convidados

Largo Quincas Berro D’Água
Quando: 14 de dezembro (sexta), às 20h
Ingressos: 10 reais