Notícias

29/04/2019 10:40

Encontro reúne estudiosos e representantes indígenas no Pelourinho


a
Foto: Lucas Rosário

Com a presença de representantes indígenas oriundos dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e do Extremo Sul (Coroa Vermelha), foi realizada hoje (26), às 16h30, na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, a abertura do evento Cultura Indígena em Foco. O encontro, que acontece até o dia 30 deste mês, destaca a importância da cultura indígena, reunindo representantes e estudiosos do segmento na Bahia.

A programação foi organizada pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio do CCPI, e inclui atividades como workshop, palestra, roda de conversa, divulgação de livro, artesanato e aulas de culinária, entre outras ações, que acontecerão também nos dias 29 e 30, em espaços da Secretaria de Cultura.

O diretor do CCPI, André Reis, destaca que a proposta do evento é abrir um diálogo para que as pessoas possam ter mais conhecimento sobre a cultura indígena. “A Secretaria de Cultura entendeu e destaca em suas ações a importância da cultura indígena, e é por essa razão que trouxemos para a nossa casa, que é um espaço administrativo, esses povos que vêm de cinco territórios diferentes. A intenção é valorizar e mostrar, cada vez mais, para a sociedade essa cultura”, disse.

Para Merk Pataxó, representante da Coordenação Escolar Indígena da SEC e professora, o encontro é uma oportunidade de mostrar a cultura e história dos povos indígenas. “Este espaço é muito importante para nós. A Secretaria de Educação tem uma coordenação indígena e neste momento, através da SecultBA, podemos mais do que resgatar, podemos evidenciar nossos costumes e tradição, já que nossa cultura continua viva. É uma reunião para valorizar essa história e trocarmos experiências”.

O indígena Itaguari Braz Pataxó, da Aldeia de Barra Velha, em Porto Seguro, Sul da Bahia, fez questão de mostrar as belezas trazidas pela comunidade da região. “Temos aqui pentes, petisqueiras, colares e uma variedade de artigos em madeira feitos por nós. Essa é a primeira vez que participo de um encontro aqui e é muito bom poder trazer uma mostra do artesanato e de outras atividades, como a pesca, desenvolvidas em nossa terra”, ressaltou.

Durante a abertura, o público se encantou com a apresentação do ritual realizado pelo povo Karirixocó, uma demonstração de dança, música e ritmo, com o movimento dos índios, caracterizados com vestimentas e adornos típicos, junto a cantos emitidos para atrair boas energias.

Estiveram presentes à mesa diretora da abertura, a professora e integrante da Coordenação Escolar Indígena, Merk Pataxó, o historiador e diretor do Forte da Capoeira, Jaime Nascimento, a coordenadora do Núcleo de Cultura Popular e Identitária, Cassi Ladi Coutinho, o sacerdote de raíz africana, Taata Anselmo, e a professora Maria Hilda Baqueiro, estudiosos da cultura indígena.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – O CCPI é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.


PROGRAMAÇÃO:

CULTURA INDÍGENA EM FOCO - 26 a 30 de abril

Dia 29 de abril de 2019 (segunda-feira)

10h - 19h - Artesanato com Itaguari Braz;

14h – 15h30 - Programação cultural - Roda de Conversa com o Prof. Felipe Tuxá e José Carlos Tupinambá, Jerry Pataxó;

16h30 - Programação cultural - Divulgação do Livro - Zabelê o livro no contexto da escola Indígena- Representante Comunidade Indígena Kaí;

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS (Largo do Pelourinho)


Dia 30 de abril de 2019 (terça-feira)

09h30 – 11h30 – WORKSHOP - Riqueza Instrumental e Musical dos Índios Brasileiros com a Etnomusicóloga Emília Biancard.

Local: CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO - SALA "O SOM DOS ESQUECIDOS"


14h - 15h30 - Palestra com Merk Pataxó - A culinária e o Plantio Indígena.

15h30 - 16h30 – Aula Show: Culinária com Merk Pataxó; Apresentação Cacique Fia

16h30 – 17h30 – Aula Show/Culinária com Estela Maris.

17h30 – Encerramento com representantes

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS (Largo do Pelourinho)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.