27/05/2019 10:50

Seminário no Baixo Sul debate culturas populares e identitárias em Ituberá

s
Foto: Reprodução/ Ministério do Planejamento

Com o objetivo fomentar as manifestações culturais da Bahia, por meio da troca de experiências e do diálogo com a população, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro Culturas Populares e Identitárias (CCPI), em parceria com a Prefeitura de Ituberá, realiza nesta terça-feira (28) a primeira edição do Seminário no Baixo Sul. Com o tema culturas populares e identitárias, a programação acontece no Salão Professora Biluquinha, localizada na Rua Duque de Caxias, s/n, Ituberá.

O evento terá abertura às 9h, com representantes da gestão pública estadual e municipal. Durante a manhã, vão acontecer duas palestras sobre Identidades Culturais, com Cassi Ladi, coordenadora de culturas populares e identitárias do CCPI, e Sue Ribeiro, técnica de culturas populares. Encerrando o primeiro bloco, uma roda de conversa vai debater a manutenção da cultura local, seus avanços e desafios. Dentre os temas da conversa, as culturas quilombolas, capoeira, sambas, cheganças, marujadas, ternos, hip-hop, reisado e congos

O segundo bloco, com início às 14h, promove uma Oficina de Elaboração de Projetos, com o diretor do CCPI, André Reis. A programação será encerrada às 17h, com apresentações culturais.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Seminário no Baixo Sul

Local: Salão Professora Biluquinha – Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Duque de Caxias, s/n, Ituberá

Tema: Culturas Populares Identitárias

Data: 28/05/2019 – 9h às 18h