Notícias

19/07/2019 16:20

Documentário “Dona Dalva – Uma Doutora do Samba” é exibido no CCPI


g
Dona Dalva / Foto: Divulgação

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) promove em seu equipamento cultural no Largo do Pelourinho, até 31 de julho, exibições do documentário “Dona Dalva – Uma Doutora do Samba”, sobre a história de vida de Dona Dalva Damiana de Freitas, fundadora do Samba Suerdieck, integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As exibições são gratuitas, mas necessitam de agendamento,  presencialmente ou através do telefone 3103- 3358.

Nascida no dia 27 de setembro de 1927, em Cachoeira, Dalva Damiana de Freitas é filha do sapateiro e músico Antônio José de Freitas, e Maria São Pedro de Freitas, charuteira. Dona Dalva, como é conhecida, há mais de 60 anos fundou e mantém em atividade um dos grupos de Samba de Roda mais tradicionais do Recôncavo baiano, o Samba de Roda Suerdick. Aos 91 anos, Dona Dalva é considerada uma lenda viva e uma referência da identidade cultural popular.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.