01/08/2019 12:10

Livraria oficial, sarau, lançamento de livro e roda de leitura marcam participação do CCPI na Flipelô

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)  participa, no período de 7 a 11 de agosto, no Centro Histórico de Salvador, da terceira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). O encontro ocupará diversos espaços, trazendo uma programação repleta de literatura, uma rota gastronômica, exposições e apresentações teatrais e musicais para todas as idades.

Na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias, no Largo Pelourinho, os visitantes poderão conhecer o Foyer Lina Bo Bardi, que se transformará na livraria oficial do evento para atender ao público da Festa Literária. Já o Quintal dos índios da Bahia, no mesmo local, fará parte da Flipelô + e será aberto para eventos como a realização de Sarau, Roda de Leitura, lançamento de livro e música.

O Sarau da Casa da Mãe, no dia 08, às 15h, terá a apresentação de Stella Maris e convidados, com muita música e poesia. Na sexta-feira (09), às 15h, o lançamento do livro de poesia Azul Caixão acontece com a apresentação do processo criativo pela autora Júlia Bicalho, seguido de um bate papo com o público.

Já no sábado (10), a Roda de Leitura com Acely Araujo, do Coletivo Ser de Arte, terá a participação do conservatório de música Barro Branco e das crianças de Mata de São João.

Largos do Pelô – A Flipelô+ também estará presente na programação dos largos do Pelourinho, com shows e lançamento de livros. Na quinta-feira (08), no Largo Pedro Archanjo, a banda Zé de Tonha presta homenagem a Gonzagão e Dominguinhos, às 20h. No mesmo horário, no Largo Quincas Berro d’Água, tem o som de Cristyan Ferrari. Já na sexta-feira (09), às 20h, o Grupo CCR Metrô apresenta o show Axé das Antigas, com participação dos Filhos de Jorge. E domingo (11) a torcida tricolor vai invadir o Largo Quincas Berro d’Água, a partir das 10h, com o Dia do Bahêa. Lançamento de livros e narração de histórias integram a programação, que contará com a loja oficial do time e participação dos Tricolíderes.

A Flipelô é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado com correalização do SESC e, na sua 3ª edição, presta uma homenagem ao poeta Castro Alves. As atividades serão realizadas de forma gratuita.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – O CCPI da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação - CCPI
Montagem da livraria Oficial do Evento no Foyer Lina Bo Bardi  -  5/08 (segunda-feira)
Período de Funcionamento: 7 a 11/08
Horário de funcionamento da livraria: 9h às 12h e das 14h às 21h

Sarau da Casa da Mãe
Participantes: Stella Maris  e Convidados
Horário: 15 às 17h
Local:  Quintal Índios da Bahia -  Centro de Culturas Populares e Identitárias - Largo do Pelourinho, 12

Zé de Tonha – Homenagem a Gonzagão e Dominguinhos

Local: Largo Pedro Archanjo

Cristyan Ferrari

Local: Largo Quincas Berro d’Água

Lançamento do Livro de Poesia Azul Caixão de Júlia Bicalho Mendes, Editora Primata
Convidado: Júlia Bicalho
Data: 9/08 (sexta-feira)
Horário: 15 às 17h
Local: Quintal Índios da Bahia - Centro de Culturas Populares e Identitárias, Largo do Pelourinho, 12

Grupo CCR Metrô – Axé das Antigas
Convidado: Filhos de Jorge

Roda de Leitura
Convidado: Acely Araújo - Projeto Coletivo Ser de Arte com participação do conservatório de música Barro Branco  de Mata de São João.
Data: 10/08 (sábado)
Horário: 15 às 17h
Local: Quintal Índios da Bahia - Centro de Culturas Populares e Identitárias - Largo do Pelourinho, 12

Dia do Bahêa – Lançamento de livros, narração de histórias, loja oficial, Tricolíderes