Notícias

09/08/2019 10:50

CCPI recebe Sarau da Mãe durante programação da Flipelô

g

Foto: Lucas Rosário / ASCOM SecultBA



Com a presença de artistas, poetas e visitantes da 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), o Centro de Culturas Populares e Identitárias  (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), no Pelourinho, realizou na tarde de hoje (08), o Sarau da Mãe. O evento integra as atividades culturais que estão sendo realizadas no CCPI, no período de 7 a 11 de agosto, quando o encontro mundial ganhou as ruas históricas de Salvador.

O diretor do CCPI, André Reis, destacou que o sarau integra a programação Flipelô. “Estamos participando nesses 3 dias. Hoje, com o Sarau da Casa da Mãe, com muita música e poesia com a livraria na nossa casa. Amanhã, com o lançamento do livro e sábado com atividades voltadas para a criança e a Roda de Conversa, no Quintal dos Índios”, informou.

 Reis destacou ainda que a casa também tem espaços como a biblioteca e a sala de audiovisual com documentários sobre a capoeira, além de ter no quintal um pé de livro – iniciativa que expõe na árvore livros sobre a literatura baiana e brasileira que serão sorteados no último dia da programação.  Além disso, a LDM, livraria oficial da Flipelô, está instalada no CCPI até o final do evento.

A cantora baiana Stella Maris foi atração da tarde, brindando o público com músicas do seu primeiro CD, vencedor do Troféu Caymmi 2004 na categoria de Melhor Show e intérprete, e também do segundo CD, a exemplo de Dona Fia, do sambista baiano Roque Ferreira, Calmaria, do compositor Jota Velloso, e Rainha do Mar, de Caymmi. “É um prazer enorme participar da programação da Flipelô e trazer a expressão da boa música e poesia, que são fatores de relevância para o bem-estar de todos”, disse.

Junto com a cantora, fizeram a alegria do Sarau da Mãe músicos, poetas e participantes especiais como os artistas baianos Ana Barroso, Vinnícius, Cláudia Cunha, Saulo Tupinambá, o MC JNT, que apresentou um pouco do seu repértorio, e a poetisa Júlia Bicalho, que lançará  seu livro nesta sexta-feira.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação - CCPI

 

Lançamento do Livro de Poesia Azul Caixão de Júlia Bicalho Mendes, Editora Primata

Data: 9/08 (sexta-feira)               

Convidado: Júlia Bicalho

Horário: 15 às 17h

Local: Quintal Índios da Bahia - Centro de Culturas Populares e Identitárias, Largo do Pelourinho, 12

 

Roda de Leitura              

Data: 10/08 (sábado)    

Convidado: Acely Araújo  -  Projeto Coletivo Ser de Arte com participação do conservatório de música Barro Branco  de Mata de São João.

Horário: 15 às 17h

Local: Quintal Índios da Bahia - Centro de Culturas Populares e Identitárias - Largo do Pelourinho, 12

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.