22/08/2019 12:30

Cultura popular e diversidade de ritmos em destaque na programação do Pelô

Foto: Divulgação

Homenagens à cultura popular, cujo dia é comemorado em 22 de agosto, e uma programação de shows de samba, axé, forró, rock, samba reggae, movimentam a programação cultural do Pelourinho. Com a maior parte das opções gratuitas, os eventos são apoiados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/SecultBA).

Na sexta-feira (23), em comemoração á semana da cultura popular, às 17h, o Foyer Lina Bon Bardi, na sede do CCPI (Casa 12, Largo do Pelourinho), abre a exposição 'Afró Barroco', do artista Jomar Lima. A entrada é gratuita. Indo para o Largo Pedro Archanjo, às 19h, a banda Samba Trator fica responsável pela animação da Sexta Avassaladora, com entrada a R$ 10. Já às 20h, o Grupo Oriundos do Brasil apresenta uma mistura de samba-rock e ijexá, que resgata toda origem da musicalidade brasileira e a mistura da bossa com o samba e ritmos afro. Ingressos de R$ 10 a R$ 20.

Sábado (24), todos os eventos são gratuitos. No Largo Quincas Berros D' Água, a noite começa às 19h apresentação de cultura popular. Em seguida, às 21h, tem o show da banda Frutos Tropicais. No Largo Pedro Archanjo vai ter muito samba pra dançar, cantar e até pra acompanhar o ritmo na palma da mão. Em homenagem ao presidente e fundador do Bloco do Cajá, a 2º edição do evento Tributo a Cajá recebe, às 20h, Samba do Pretinho, Viola de Doze, participação de Tonho Materia, Ericsson Mello, Pagode do Vinny e outros, entrada franca. Caminhando para o Largo Tereza, também às 20h, 'O Som da Guitarra Baiana' será apresentado por Sávio e Bernardo, que trazem em seu repertorio os clássicos do axé.

Fechando a programação do final de semana, domingo (26), acontece mais uma oficina gratuita de Iniciação para Modelos no Largo Quincas Berros D' Água, a partir de 8h30. Já às 13h, indo do Largo Quincas Berros D' Água, dando continuidade às homenagens à cultura popular, J. Velloso e Luciano Salvador Bahia comandam a festa Feita no Pelô.   O evento contará com um cortejo cultural pelas ruas do Pelourinho puxado pelo grupo Os Congos (Cairu – BA), manifestação cultural que representa o negro africano. A abertura do show será feita pelo cordelista Kitute Coelho (Irará – BA), e o show terá participação do cantor e compositor Raimundo Sodré (Ipirá – BA). A entrada será mediante a doação de uma lata de leite em pó para a Instituição Beneficente Conceição Macêdo, ONG que cuida de crianças portadoras de HIV.

Ainda no domingo, as batidas dos tambores do Bloco Olodum irão ecoar no Largo Tereza Batista, às 14h, homenageando a Revolta dos Búzios. Entrada R$ 50,00.

Iniciando a semana, segunda-feira (26) acontece mais uma edição da Oficina de Capoeira Angola com Mestre Noronha, dessa vez integrada à programação do Agosto da Cultura popular, no Largo Tereza Batista, das 16h às 17h30. Atividade gratuita.

Na terça-feira (27), todas as opções são gratuitas. A banda Tambores e Cores traz seu ritmo para o Largo Tereza Batista, às 20h, com o show Rumo a Argentina. No Largo Quincas Berro d’Água, o forró de Adson Ramos toca também às 20h. Nos dias 27 e 28, às 10h, será ministrada na sede do CCPI, em parceria com o Sesc, a Oficina de Cerâmica, nas modalidades Torno e Escultórica.

Quinta-feira (29), em homenagem a Raul Seixas, o cantor Rafa Luz promove o show “Toca Raul! 30 anos de saudade”, no Largo Pedro Archanjo, às 20h. Além disso, tem mais uma edição da Oficina de Capoeira Angola, às 16h, no Largo Tereza Batista.

Abertura da exposição ‘Afro Barroco’ – Jomar Lima

Oficina de Capoeira Angola
Quando: 26 de agosto (Segunda-feira) 16h

Adson Ramos