Notícias

30/08/2019 13:50

Estudantes de diferentes etnias participam dos Jogos Indígenas Estudantis

f

Foto: Divulgação


Mais de 700 indígenas das etnias Pataxó Hãhãhãe, de Pau Brasil; Pataxó, de Coroa Vermelha; e Tupinambá, da Serra do Padeiro, em Buerarema, participam da primeira edição dos Jogos Indígenas Estudantis do Povo Pataxó Hãhãhãe, que acontece de hoje (30), até domingo (1º de setembro), no Colégio Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu, na aldeia indígena Catarina Paraguaçu, em Pau Brasil. A ação tem apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura da Bahia, e da Secretaria de Educação.


É um momento de celebração da cultura do povo Pataxó Hãhãhãe através dos jogos indígenas, contará com a participação de outras escolas indígenas da rede. Uma diversidade de povos e saberes tradicionais e o CCPI não podia ficar fora deste grande momento de manutenção da cultura indígena”, declara o diretor do CCPI, André Reis.


A iniciativa foi idealizada pela comunidade escolar para marcar as comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) e o Dia do Estudante (11 de agosto). O objetivo é proporcionar a visibilidade e o fortalecimento da diversidade étnica e cultural dos povos indígenas, além de contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes através do esporte.


Os jogos envolverão os 702 estudantes indígenas do Colégio Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu e 21 estudantes indígenas do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha. Também acompanharão as atividades estudantes do Colégio Estadual Indígena da Serra do Padeiro e da rede municipal de ensino da cidade de Pau Brasil.


Durante os três dias de competição, serão disputadas as seguintes modalidades: cabo de guerra, corrida de maracá, corrida com tora, luta corporal, luta com maracá, arco e flecha, zarabatana, corrida rústica, arremesso de tacape e futebol. Os jogos serão realizados das 9h às 16h e à noite serão realizadas atividades culturais com os participantes.

 

Informações: ASCOM Educação

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.