05/09/2019 15:40

Teatro Lambe-Lambe comemora 30 anos de história com programação em diversos espaços de Salvador

Foto: Danilo Souza

O teatro, assim como a música, já tem um lugar cativo no calendário artístico dos baianos. Não é a toa que o Teatro Lambe-Lambe comemora 30 anos de história em setembro. A técnica foi criada pelas arte-educadoras baianas Denise Di Santos e Ismine Lima em 1989, inspirada nos antigos fotógrafos de praça conhecidos popularmente como fotógrafos de lambe-lambe.

A programação começa com a Exposição de 30 anos de Teatro Lambe-Lambe, que permanece de 9 a 30 de setembro, no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI); e de 16 a 30 de setembro na Casa do Teatro de Rua da Bahia, ambos localizados no Pelourinho. A visitação nos dois locais acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Circuito de Teatro Lambe-Lambe – O Palacete das Artes, localizado na Graça, em Salvador, será palco do Circuito de Teatro Lambe-Lambe nos dias 14 e 21 de setembro, das 15 às 17h. Na primeira data será apresentado o espetáculo Dom Quixote da Cia Cavaleiro Andante; o espetáculo Meu Ser Pulsante do grupo Polimorfia; O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá do grupo Sexta da Arte; e o espetáculo O Aceso do Arraial do grupo Pé na Trilha. No dia 21 será a vez dos espetáculos O Risco do grupo Mãos Dupla; e Aterro da companhia Palafitas.

Já no Teatro Gamboa Nova, localizado nos Aflitos, no dia 21 de setembro, das 18h às 19h, terá apresentações de Trago, da Cia de Teatro Bonecos Mãos e A Dança do Parto, do grupo Lambe-Lambe da Bahia. Toda a programação do Circuito de Teatro Lambe-Lambe terá o ingresso pague quanto quiser.

Lambe-Lambe no FILTE – A programação de comemoração dos 30 anos de Teatro Lambe-Lambe na Bahia vai se estender até o Filte – Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia. As apresentações vão acontecer no dia 24 e 26 de setembro com ingressos a pague quanto quiser.

No dia 24, das 18h às 19h, haverá apresentações de “Aceso o Arraial” e “Aterro” no Espaço Cultural Barroquinha. Na mesma data e horário, o Foyer do Teatro Gregório de Mattos receberá o espetáculo O Trago.

No dia 26 de setembro, das 18h às 19h, haverá apresentação do espetáculo O Risco, no Foyer do Teatro Gregório de Mattos. No mesmo dia, das 19h às 20h, o Teatro Martim Gonçalves receberá os espetáculos Joia Rara e Meu Ser Pulsante. Já a Sala do Coro, também das 19h às 20h, receberá os espetáculos A Dança do Parto e Dom Quixote.

Reconhecimento na ALBA, Minicurso e Roda de conversa – A programação de comemoração segue até o final do mês. No dia 26 de setembro, haverá Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia com a entrega da Comenda 2 de Julho à Denise di Santos, e o Título de Cidadã Baiana à Ismine Lima, criadoras do Teatro Lambe-Lambe na Bahia.

No dia 27 de setembro, das 9h às 11h, a artista plástica, atriz, bonequeira e estudiosa há mais de 20 anos do Teatro de Animação, Conceição Rosière, vai ministrar o minicurso “A História do Teatro de Formas Animadas pelo Mundo”. A ação acontecerá no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

No dia seguinte (28), acontecerão espetáculos Lambe-Lambe nas praças do Centro Histórico de Salvador. No dia 29 de setembro, das 15h às 17h, 30 espetáculos de Lambe-Lambe estarão em cartaz no foyer no Teatro Castro Alves para o receptivo da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA em Família.

Já no dia 30, pela manhã, haverá roda de conversa com o tema “Lambe-Lambe: Uma rede tecida pelo mundo”. Na ocasião, Pedro Cobra, licenciado em Arte-Teatro pela UNESP, Mestre em Teatro e Prática do Teatro Contemporâneo pela Université de Lille/França, autor da dissertação “O Teatro Lambe-Lambe – Sua história e poesia do pequeno”; e Rafaelle Aragão, graduanda em Teatro Pela UFBA e autora da oficina de mostra “A grandiosidade das pequenas coisas”, sobre a qual está escrevendo sua monografia; estarão na roda de conversa.

Também no dia 30 de setembro, pela tarde, acontecerá um passeio pela cidade culminando num Abraço à Praça da Piedade, com todos os participantes do festejo no nascedouro do Teatro Lambe-Lambe.

Exposição Permanente de 30 anos de Teatro Lambe-Lambe
9 a 30 de setembro de 2019 - no Centro de Culturas Populares e Identitárias -Sala Lina Bo Bardi (Largo do Pelourinho, Casa 12)
16 a 30 de setembro - Casa do Teatro de Rua da Bahia (Ladeira da Ordem 3ª de São Francisco, 25, Pelourinho)
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h