11/09/2019 14:30

CCPI participa de diálogo sobre cultura em São Francisco do Conde

Foto: Divulgação

Com o tema “Diálogos sobre Cultura e Participação Social”, será realizada nesta quinta-feira (12), às 13h, no Mercado Cultural, no município de São Francisco do Conde, a abertura da Consulta Pública para a criação do Plano Municipal de Cultura. O evento, que vai reunir agentes culturais, poder público e sociedade civil, terá a participação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), com a presença do diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), André Reis.

O encontro realizado pela Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, acontece até sexta-feira (13), com rodas de conversa e grupos temáticos de trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Na quinta-feira (12), serão discutidos assuntos como cultura e participação social, sendo no dia seguinte, sexta (13/09), formados os grupos temáticos para a discussão e elaboração das propostas que farão parte do Plano Municipal de Cultura.

Plano Municipal de Cultura - O Plano Municipal de Cultura (PMC) é o principal componente do planejamento de longo prazo dos municípios brasileiros para a cultura. Nele devem ser registrados os compromissos assumidos pelo poder municipal para este importante setor de políticas públicas em uma perspectiva de dez anos. O plano inclui: diretrizes, objetivos, metas, ações, prazos de execução e indicadores de resultados para o seu acompanhamento. É um instrumento de políticas públicas, construído a partir das recomendações das Conferências Nacionais realizadas em 2005 e 2009.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação:

Abertura - “Diálogos sobre Cultura e Participação Social”.

Data: 12 de setembro de 2019

Local: Mercado Cultural

“Grupos Temáticos de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Cultura”.

Data: 13 de setembro de 2019

Local: Auditório da SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)

Horário: Das 8h às 17h