Notícias

20/09/2019 15:20

Governo do Estado celebra primavera com atividades gratuitas no Pelourinho


s
Foto: Carol Garcia/ GOVBA

A primavera começa oficialmente no dia 23 de setembro, mas as boas-vindas à estação das flores foram iniciadas nesta sexta-feira (20), com uma programação especial promovida pelo Governo do Estado. A ‘Primavera nos Largos no Pelô’ é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e acontece até este sábado (21), com maior parte da programação gratuita ou com ingressos a preços populares. Entre as atividades estão aulas de dança e yoga, workshops, shows de samba, música baiana, sarau literário e outras atrações.

A abertura dos festejos contou com a apresentação da Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA), do interior de São Paulo, que percorreu as ruas do Centro Histórico com uma apresentação muito animada. Segundo o diretor do CCPI, André Reis, a proposta do evento é oferecer uma programação que não está no cotidiano do Pelourinho. “Hoje estamos promovendo esse intercâmbio cultural entre a Bahia e São Paulo com a participação da fanfarra paulista. Além deste momento, a programação está distribuída nos três largos do Pelourinho e vai desde a exposição e venda de orquídeas, a participação de sebos, atividades para a terceira idade. São boas-vindas especiais à primavera no maior conjunto arquitetônico da América Latina, onde o Governo do Estado tem uma atuação para dinamizar esse espaço”, conta.

s
Foto: Carol Garcia/ GOVBA

Ainda na manhã desta sexta, o largo Pedro Archanjo recebeu a apresentação do Conservatório de Música Barro Branco, fruto de projeto social que ensina a prática musical para crianças de Mata de São João. O músico Luciano Afro, responsável pelo grupo, comentou a participação. “O nosso projeto é voltado para crianças que não têm muitas oportunidades e que resgata as origens culturais como o samba de roda, MPB, além dos sucessos mais atuais. Para gente estar aqui neste evento de boas vindas à primavera é uma oportunidade de fortalecer esse trabalho e divulgar a nossa música”.

Já no Largo Tereza Batista foi realizada uma sessão de yoga aberta ao público que teve a oportunidade de receber orientações sobre a técnica, além de praticar exercícios de relaxamento. Na tarde de hoje, o Largo Quincas Berro D’água irá receber uma oficina de samba, a partir das 15h e uma apresentação de samba de roda, a partir das 17h. Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. A programação completa está disponível aqui.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.