Notícias

30/10/2019 15:00

Programação no bairro de Santo Antônio celebra a Baía de Todos os Santos


s
Foto: Marilia Moura

Com o objetivo de homenagear a Baía de Todos os Santos, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza nesta sexta-feira (1º), às 14h30, no bairro do Santo Antônio, em Salvador, o evento Kirimurê dos Tupinambás, com rodas de conversa, exposição fotográfica e apresentações culturais. A programação ocorrerá no mesmo dia em que o Forte de Santo Antônio Além do Carmo retornará a ser administrado pelo CCPI, marcando a ocasião.

Kirimurê, palavra cujo significado é “grande mar interior”, era como os índios tupinambás, habitantes originais de nossas terras, denominavam ao que hoje é mundialmente conhecida como a Baía de Todos os Santos. Às suas margens, a Bahia se desenvolveu enquanto um estado grande e repleto de riquezas culturais.

No encontro de sexta-feira será lançada a campanha Saveiros da Bahia - Por amor à tradição. O diretor do CCPI, André Reis, informou que a ideia de criar a campanha surgiu como forma de valorizar a riqueza cultural do estado da Bahia, e levar ao povo baiano informações sobre as embarcações e atividades relacionadas com o tema. “O CCPI, em sua área de atuação, acompanha atividades relacionadas à produção de bens ou utilidades que satisfazem as necessidades humanas, desde as técnicas construtivas de casas, saveiros ou jangadas até a gastronomia e o artesanato”, destaca Reis.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – O CCPI da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação

14h30 - Mesa de Abertura – Instituições presentes: Secretaria de Cultura da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Forte Santo Antônio Além do Carmo, REDEMAR, Câmara Baía de Todos os Santos.

15h - Painel - De Kirimurê a Baía de Todos os Santos e todos os Homens
Coordenação da mesa - Luan Peres - Presidente do IPR
Painelista -  Profª. Drª Maria Hilda Baqueiro Paraíso - UFBA
Debatedores - Prof. Dr. Paulo Grabriel Nacif - UFRB e J. Velloso - Compositor

15h30- Abertura para as perguntas

16h - Abertura da Exposição fotográfica "O Mar não está para Plástico", fruto da ação de voluntários que aderiram à campanha de coleta de lixo nas praias de Itapuã, Buracão (Rio Vermelho) e Boa Vigem (Ribeira). A exposição vai até dia 30/11/19.

16h30 - Lançamento da campanha Saveiros da Baía – Por amor à tradição

17h- Encerramento

LOCAL: Forte de Santo Antônio Além do Carmo - Forte da Capoeira
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.