Notícias

03/01/2020 19:00

SecultBA apoia tradicional desfile dos Ternos de Reis na Lapinha

foto
Foto: Franklin Carvalho

Fortalecendo a tradição dos Ternos de Reis, a Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), apoia a festa que toma conta das ruas da Lapinha nos dias 05 e 06 de janeiro. O tradicional desfile se inicia na matriz, passa pela Praça da Soledade e retorna à igreja, no Largo da Lapinha. A programação é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Lapinha e reúne diferentes grupos que mantém a beleza e história da Festa de Reis.

 

A manifestação celebra o Dia de Reis (06), trazendo elementos que reencenam a história dos Três Reis Magos que visitaram o menino Jesus. “Abrir o ano mantendo viva esta tradição, que tem importância para a cultura popular e pela passagem que ela representa, é motivo de emoção e também de satisfação por contribuirmos no fortalecimento dos grupos que se dedicam ao máximo para que a festa permaneça bonita e atrativa. Esta dedicação é comprovada pelos figurinos, adereços e toda a beleza de cada agremiação”, explica o diretor do CCPI, André Reis. Para Sue Ribeiro, especialista do CCPI, o desfile “traduz historicamente os bailes que culminam com os ternos na data de Reis, no dia 06, reforçando essa importância”.

 

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.