Notícias

07/01/2020 18:10

Palácio Rio Branco recebe o projeto Cameratas da OSBA no Pelô

a
Foto: Lucas Rosário

O Palácio Rio Branco, sede da SecultBA, localizado na Rua Chile, em Salvador, foi palco hoje (07) do projeto  ‘Cameratas da OSBA no Pelô’.  A iniciativa, que tem como objetivo oferecer aos visitantes do Centro Histórico acesso à música erudita e popular em locais diversificados, é realizada através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em parceria com a OSBA.

 

No Salão Nobre, antes do concerto da Camerata Quadro Solar, o público pôde acompanhar de perto toda alegria e originalidade do Samba de Roda Eterna Juventude, que com seu ritmo contagiante, fez a plateia se encantar. O grupo é formado por senhor Luís Carlos Ribeiro, 78, e por senhoras de 70, 80 e até 90 anos, que esbanjaram disposição.


 b

 Foto: Lucas Rosário


A integrante e coordenadora de Cultura e Lazer do Eterna Juventude, Sônia Cardoso, 81 (Miss Bahia e Miss Brasil da 3ª idade), destacou que participar do grupo é importante para a auto estima e gera movimento, evitando a ociosidade. “Participo há 19 anos e aproveito toda essa energia junto com o samba”, disse.

 

O coordenador do grupo e artista plástico, Joaquim Assis, destacou que uma das atividades do Eterna Juventude é revitalizar o Samba de Roda, lembrando que o samba nasceu nos engenhos e que representa a primeira celebração de alegria proclamada pelas mulheres que, antes, não tinham poder na religião nem em suas casas. “A primeira demonstração de poder foi a mulher bater na mão para festejar a liberdade e celebrar. Samba é celebração, é a forma de agradecer a Deus a vida e aos seus antepassados”, informou.

 

A apresentação do Grupo Eterna Juventude foi seguida pelo Camerata Quadro Solar, que mesclou canções populares e eruditas, fazendo servidores e visitantes se emocionarem com um repertório rico e eclético. O início do concerto foi marcado por composições do músico alemão Sebastian Bach e canções do mais importante compositor de ópera brasileiro, Carlos Gomes, além de valsa e músicas nacionais.  Com a flauta, o violino e o violoncelo, o grupo possibilitou ao público acesso a um espetáculo ímpar.

 

As apresentações gratuitas foram iniciadas no período natalino e se estenderam para o mês de janeiro, ápice do verão baiano.  A ideia, segundo o diretor do CCPI, André Reis, é democratizar o acesso das pessoas ao universo da música clássica e celebrar a cultura baiana. “Queremos trabalhar a união e o encontro do popular, através da apresentação das cameratas”, disse.

 

Após a apresentação no Palácio do Rio Branco, estão também programados para acontecer concertos nesta quarta-feira (08), às 15h30, no Largo Quincas Berro D'Água, com mais uma apresentação do Samba de Roda Eterna Juventude, e às 16h, Camerata Opus Lumen, no mesmo largo. Já na quinta-feira (9), às 15h30, o Samba de Roda Eterna Juventude volta a se apresentar, desta vez no Largo do Cruzeiro de São Francisco, seguido às 16h, do Camerata Opus Lumen.

 

Cameratas da OSBA no Pelô - O projeto em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias é formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar e é apresentado em espaços do Centro Histórico de Salvador. Todas as apresentações são precedidas por uma apresentação cultural promovida pelo grupo Eterna Juventude.


O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

 

Próximas apresentações:

 

08/01

15h30 - Apresentação do Samba de Roda Eterna Juventude - Largo Quincas Berro D'Água

16h - Camerata Opus Lumen - Largo Quincas Berro D'Água


09/01

15h30 - Apresentação do Samba de Roda Eterna Juventude - Largo do Cruzeiro de São Francisco

16h - Camerata Opus Lumen - Largo do Cruzeiro de São Francisco

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.