06/02/2020 14:50

Diversidade marca shows e ensaios de verão no Pelourinho

fws
Foto: Jéssica Layne

Em contagem regressiva para o Carnaval 2020, o circuito do Pelourinho tem samba, axé, pagode, blocos afro, e uma multiplicidade de batidas que só o ritmo contagiante da Bahia pode oferecer. A programação tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e identitárias (CCPI).

Entre sexta-feira (07) e a próxima quinta-feira (13), exceto no dia 09, tem continuidade o intercâmbio Bahia Connection, iniciado dia 06, que reúne uma turma de alemães e franceses para oficinas de capacitação com mestres percussionistas de blocos afro. O público interessado pode assistir ao projeto, que acontece sempre das 14h às 18h, no Largo Pedro Archanjo. No sábado (08), às 10h, ainda haverá um workshop especial para garotos do Projeto Social Samba Raiz.

Nesta sexta-feira (07), às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, Vânia Abreu e Marcelo Quintanilha comandam uma edição especial do 'Baile Tudo', com decoração temática e muitos convidados num esquente para o carnaval, que apresenta o repertório eclético que vai de Tim Maia e Chico Buarque a Chiclete com Banana e Araketu. Ingressos a R$ 20 e R$ 10. No Largo Tereza Batista, o bloco de samba Alvorada realiza seu ensaio geral, com os shows de grupo Bambeia e Trivial, e as participações da ala de canto, Aloísio Menezes e Nelson Rufino. Ingressos R$ 10.  A noite também tem Sexta em Movimento, com show do Samba do Vai Kem Ké, que terá abertura do grupo Swing do Luh. O evento é aberto ao público, e começa às 20h, no Largo Pedro Archanjo.

Já no sábado (08), às 20h, Aila Menezes comanda no Largo Pedro Archanjo o Baile de Todas as Cores, que terá a participação da cantora Preta Gil. Entrada gratuita. Às 21h acontece o show Música TriEletrizada Brasileira, com banda formada por alunos da Escola de Música Irmãos Macedo. Entrada franca. No Largo Quincas Berro D’Agua, às 21h, a banda ÀTTOOXXÁ promove o Bailaum Metedeira, com ingressos à venda no Sympla no 1° lote a R$ 20,00 e R 40,00, e no 2º lote a R$ 30,00 e R$ 60,00.

Domingo (09), às 12h, acontece gratuitamente o “Projeto Mãe do Axé”, que trará ao palco do Largo Pedro Archanjo a cantora Sarajane e convida Adelmario Coelho, Lailla Brasileiro e outras participações surpresa.  No Largo Tereza Batista, às 14h, tem ensaio geral do Bloco do Olodum, com ingressos a R$ 50,00.  Às 15h, no Largo Quincas Berro D’Água, o bloco Quero Ver o Momo promove a final do concurso Realeza Momesca da Terceira Idade, que escolhe o Rei Momo, Rainha e Miss Simpatia do bloco. A festa contará com as apresentações da dupla Bruno & Ueslley, Fanfarra Recordar e banda de samba Negros de Fé. Com ingressos a R$ 10, parte da renda será revertida para o abrigo São Lázaro.

Na segunda-feira (10), às 19h, haverá o Encontro e Batizado de Capoeira - Formatura de Mestres da Associação de Capoeira Mestre Bimba, no Largo Pedro Archanjo. Evento gratuito. O cantor Genard Melo promove o Bailão do G no Largo Tereza Batista, às 20h. Entrada gratuita. Já a partir das 21h, no Largo Quincas Berro D’Água, tem Ensaio do Cortejo Afro, com ingressos a R$ 30,00 e R$ 60,00.

Terça-feira (11), a programação começa às 17h no Largo Quincas Berro D’Água, que recebe o Baile da Eterna Juventude, promovido pelo grupo cultural de acolhimento à terceira idade, envolvendo os idosos em diversas atividades. A festa terá como atração o cantor Pablo Moraes. No mesmo local, às 19h30, acontece o Projeto Carnaval Pop Rock, que reúne Keko Pires, Nino Moura e Luizinho Assis. Aberto ao público.

Ainda na terça, às 20h, em mais uma edição do projeto O Pagador de Promessa, Gerônimo Santana recebe as participações de Daniela Mercury, Gilmelândia e Wil Carvalho. Ingressos R$ 40. O samba reggae movimenta o Largo Tereza Batista, com o projeto Terças do Olodum, a partir das 19h. Ingressos R$ 70.

Quarta-feira (12) é dia de Movimento do Beto no Pelô, projeto comandado pelo cantor Beto Jamaica, que acontece às 20h, no Largo Pedro Archanjo. Aberto pela banda Negros de Fé, o show contará com as participações de Pierre Onassis (Afrodisíaco), Gilmelândia e Flavinho (A Carreta). Ingressos a R$ 20 e R$ 10. O bloco Filhos de Marujo realiza ensaio de carnaval e Feira de Empreendedoras Negras, no Largo Quincas Berro D’Água, a partir das 19h. Entrada R$ 10 + 1 kg de alimento não perecível. O projeto Samba Duro em Movimento apresenta o Ensaio Geral do Samba, com show de Nonato Sanskey e Sambão da Mucum’g. O evento será no Largo Tereza Batista, às 19h. Ingressos R$ 10 + 01 pacote de leite 200gr.

Na quinta-feira (13), a partir das 10h, a Associação Civil Filhos de Bárbara (ACFBA) realiza o Desfile de Moda dos Bordados em Rechiliê e Desfiados, do projeto Fundos Rotativos Solidários do Axé. As peças são confeccionadas por alunas beneficiárias do projeto, sob coordenação da estilista de moda afro Conceição Aflitos. O casting de modelos é do produtor Marcelo Moura e a direção geral de Pai Roberto de Iansã. Evento aberto ao público.

Ainda no dia 13, o Baile Afro Muzenza agita o Largo Tereza Batista, às 20h. Ingressos a R$ 20 e R$ 10. Roberto Chaves comanda no Largo Pedro Archanjo, às 21h, a festa Maniçoba Hype, que terá as participações especiais de Preta Gil, Jau e Mister JC. Ingressos a R$ 20 e R$ 10.

Quando: 07 de fevereiro, sexta, 14h

Sexta em Movimento - Samba do Vai Kem Ké

Ensaio Geral do Bloco Alvorada
Ingressos: R$ 10