05/03/2020 16:39

Fanfarra Municipal de Cairu homenageia as mulheres no Pelourinho

vsf
Foto: Divulgação

Como parte do projeto Março – Mulher na Cultura, a Fanfarra Municipal de Cairu (FAMUCA) realiza neste sábado (07), às 11h, no Pelourinho, em Salvador, a apresentação Alegria da Mulher Cairuense! O evento, em homenagem ao Dia da Mulher, vai celebrar as conquistas sociais, econômicas, políticas e culturais das mulheres ao longo da história. A realização é da Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

A apresentação também celebra o aniversário da FAMUCA, que completa no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, 20 anos de existência. O roteiro festivo, que vai atrair baianos e turistas, tem saída programada da Casa da Cultura do Idoso, no Largo Quincas Berro D´Água, com performance pelas ruas de Pelourinho e retorno para  o Quincas Berro D´Água. O grupo será conduzido pelo professor Gutemberg Silva São José, que realiza ensaios diários com adolescentes e crianças da cidade. Cairu é um município arquipélago, composto de 26 ilhas, entre as mais famosas estão Morro de São Paulo e Boipeba.

Fanfarra Municipal de Cairu – A fanfarra está ligada à Secretaria de Cultura de Cairu e foi criada com o objetivo de inserir o universo musical, junto a crianças e jovens, com foco nas áreas de vulnerabilidade social. Já participou de concursos e recebeu o título de tricampeã da Licbamba. Passou por um período sem apresentações nas ruas e há dois anos voltou a realizar apresentações pelo município Cairuense e se fortalecer. Hoje, está em transição para banda Marcial. Realiza ensaios diários durante todo o ano e em 2020 faz sua primeira apresentação fora do município com um projeto em Homenagem ao dia da Mulher.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Apresentação da Fanfarra Municipal de Cairu (FAMUCA)
Quando:  07/03/20 (sábado), às 11h
Onde: Saída da Casa da Cultura do Idoso, no Largo Quincas Berro D´Água (Pelourinho)