Notícias

01/10/2021 14:10

Grupo Eterna Juventude celebra Dia da Pessoa Idosa com evento no Pelourinho


a

Foto: Divulgação


Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), a Casa da Cultura doIdoso retomou suas atividades nesta sexta-feira, 01 de outubro, data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Realizado pelo Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, o evento voltado para integrantes do grupo (até 25 pessoas), apresentou o Painel -  Cultura e Direito da Pessoa Idosa.

A mesa coordenada por André Reis, diretor do CCPI, teve como debatedor Joaquim Assis, presidente do Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude. Os painelistas convidados foram Dr. Caio Moraes e Dr. João Victor, especialistas em direito trabalhista, que levantou questões pertinentes ao debate etário.


 A secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana prestigiou a atividade indicando a importância do evento e da representatividade da data. “Estamos muito felizes com a retomada das atividades da Casa da Cultura do Idoso, ainda mais na data de hoje que celebra essa comunidade de estimado valor”, ressaltou Arany.


Para André Reis o apoio reforça a política pública para essa população. “A Casa da Cultura do Idoso nasceu para garantir que a política pública seja cumprida. Mais ainda, nos faz refletir sobre buscar e valorizar a pessoa idosa”, explica o diretor do CCPI.

 

Depois de mais de um ano sem encontro presencial, agora vacinados, os membros do grupo Eterna Juventude, aos poucos devem retomar seus encontros, com o distanciamento e atendendo aos protocolos vigentes contra o Coronavírus.

 
A Casa da Cultura do Idoso localiza-se no Largo Quintas Berro D’Água, Pelourinho. Além da limitação de público para adequar-se aos protocolos sanitários, o espaço encontra-se devidamente equipado com álcool gel,  marcação no chão para o devido distanciamento, máscaras reserva e ventilação adequada.

Dia Internacional da Pessoa Idosa 
– Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para essa população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.