03/02/2023 11:10

Workshops de percussão atraem turistas ao Centro Histórico

Foto: Lucas Rosário / SECULTBA

O Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, está movimentado com a presença de turistas da Espanha, Estados Unidos, Austrália, Dinamarca, Alemanha, Itália, Colômbia e Argentina. Apesar das diferentes origens e idiomas, essas pessoas têm em comum o interesse em aprender sobre a percussão, parte da cultura da Bahia. Eles estão participando do Bahia Percussion Camp Workshop, evento que vem realizando aulas e bate papos sobre instrumentos e técnicas de percussão.

"A percussão da Bahia está ganhando o mundo, mas eu acho que a Bahia ainda não se deu conta", disse Nacho Martín, um dos organizadores do workshop. Ele conta que esta é a 12ª vez que vem à Bahia, que sempre veio para fazer cursos com os grandes mestres percussionistas baianos, mas, com o passar do tempo muitas pessoas passaram a procurá-lo com interesse sobre os cursos e assim surgiu a ideia de realizar o workshop.

a a
Fotos: Lucas Rosário / SECULTBA

"O objetivo é valorizar a percussão da Bahia, valorizar os mestres, as mestras, os professores, as professoras, e a gente procura a cada ano se superar e fazer mais", conta Nacho, que já reuniu em seus eventos nomes como Cara de Cobra, percussionista da Ivete Sangalo; Meire Breu, Víviam Caroline, Sandra Ribeiro, das bandas Yayá Muxima e Timbaladies; Ícaro Sá da Baiana System; Mestre Jackson, um dos fundadores do Olodum e do samba reggae; mestre Eden Gordo Paraído, do Cortejo Afro; Wilton Batata, percussionista e professor da Ufba que já tocou com Ramiro Musotto, Baiana System e Orquestra Rumpilezz; dentre outros.

Nacho realiza também um festival na Europa, há 13 anos, chamado Axé Brasil, e que já recebeu grupos como o Ilê Aiyê, dentre outros artistas do universo percussivo baiano.

Foto: Lucas Rosário / SECULTBA

Próximos workshops - Mais três workshops estão programados para acontecer em Largos do Pelourinho neste mês de fevereiro. Neste sábado (04), acontece o Grupo Fogo Azul - NYC Workshop, que reunirá 25 percussionistas no Largo Pedro Archanjo, a partir das 10h. Nos dias 07, 10, 13 e 14 de fevereiro, acontecerá o Badauê Batucada - França Workshop com a presença de 36 percussionistas e participação do Bloco Os Negões, no Largo Tereza Batista. E no dia 15 de fevereiro, terá o Workshop de Percussão Escola Olodum, também no Largo Tereza Batista.

Além de divulgar a identidade da percussão baiana para o mundo e encantar os visitantes que circulam pelo Pelourinho, os workshops aquecem, por meio da Cultura local o turismo e movimentam o comércio do Centro Histórico. Os workshops têm o apoio do Pelô da Bahia.

Bahia Percussion Camp Workshop
Quando: 01 e 03 de fevereiro - 10h e 15h