Notícias

17/04/2018 10:40

IV Mostra de Samba de Roda de Saubara acontece com apoio do Fundo de Cultura

g
Foto: Divulgação

A IV Mostra de Samba de Roda de Saubara movimenta o recôncavo baiano no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de abril, tendo como principais elementos dinamizadores os próprios sambadores e sambadeiras dos grupos de samba de roda da comunidade. Também estão envolvidos grupos de comunidades circunvizinhas como Acupe, Iguape, Teodoro Sampaio e São Braz, além da participação do grupo Samba de Coco de Pernambuco, fortalecendo o elo dos detentores desses bens imateriais.

O evento contará com diversas ações como: oficinas de samba de roda e samba de coco, rodas de conversa e apresentações públicas de samba de roda e samba de coco. As oficinas acontecem na sede da Chegança em Saubara e na Casa da Barquinha em Bom Jesus dos Pobres. Já as apresentações acontecem na Praça 13 de Junho em Saubara e serão abertas ao público.

O projeto foi contemplado no edital de Culturas Populares, organizado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura. Conta ainda com a parceria cultural da Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Rede do Samba de Roda e Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
– Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


Serviço

IV Mostra de Samba de Roda de Saubara
Data: 21 e 22 de abril de 2018
Hora: A partir das 9h
Locais: Sede da Chegança, Casa da Barquinha e Praça 13 de junho

Programação:

21 de abril de 2018 – 9h - Oficina de Samba de Roda e Samba, Sede da Chegança | 16h - Roda de conversa (Sambadores e Sambadeiras de Saubara e o Samba de Coco de Pernambuco), Sede da Chegança | 17h - Apresentações públicas (Samba da Vovó Sinhá, Samba do Rosário, Samba de Coco de Pernambuco, Samba de São Braz, Samba Raízes de Acupe, Samba Raízes de Saubara), Praça 13 de Junho.

22 de abril de 2018 - 9h - Roda de conversa (Sambadores e Sambadeiras de Saubara e o Samba de Coco de Pernambuco), Casa da Barquinha – Bom Jesus dos Pobres | 17h - Apresentações públicas (Samba da Vovó Sinhá, Samba de Teodoro Sampaio, Samba das Raparigas, Samba de Coco de Pernambuco, Samba de Iguape, Samba de Vovó Pedro), Praça 13 de Junho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.