Notícias

14/05/2018 16:50

IFÁ retorna a Salvador e convida Roça Sound para o Baile Manifesta

h
Ifá - Baile Manifesta / Foto: Divulgação

De volta a Salvador depois de quatro meses, o IFÁ convoca o público para um reencontro no Baile Manifesta. As influências afro-latinas também estarão presentes no groove do Roça Sound, coletivo sound system da cidade de Feira de Santana que fará o show de abertura do Baile. O encontro é neste sábado (19), a partir das 20h, no Largo Tereza Batista.

O Baile Manifesta traz no nome um convite à confraternização com consciência social e manifestações através da música e da dança. "Um espaço de manifestação crítica, que proporcione a reflexão com sabedoria, mas também com alegria, nesse momento tão difícil que está atravessando o país", explica Fabrício. Para a apresentação, o IFÁ traz algumas novidades para o público, e também revive composições dos seus primeiros trabalhos que o público conhece bem.

"Voltar a tocar no pelourinho é voltar para um lugar que a gente considera sagrado. Além de ser um palco importante da cena alternativa de Salvador, nos dá a certeza que iremos contar com a energia de pessoas que vão para o show não só para curtir boa música, mas também para manifestar ideias", conta Fabrício Mota, baixista do IFÁ.

Em determinado momento, o Ijexá, Funk e Afrobeat irão se misturar ainda mais com o contexto popular jamaicano, quando o Roça Sound levará o reggae e o dub para o mesmo palco que o IFÁ. Além da jamm entre as bandas, outra novidade boa para quem acompanha o grupo: serão gravadas imagens para um clipe a ser lançado no início do segundo semestre.

IFÁ - Banda natural de Salvador, faz um som instrumental que traz a junção inventiva entre ijexá, funk e afrobeat. Na bagagem, dois trabalhos que conquistaram representatividade local e nacional.: o primeiro EP "Okwei V Odili", em parceria com a cantora nigeriana, que foi lançado em 2015 regido por trocas entre expressões artísticas de diferentes culturas, embaladas pela mesma matriz africana. No ano seguinte, em 2016, nasce o álbum "Ijexá Funk Afrobeat", fruto do edital Natura Musical 2015, onde o IFÁ redefine os sons da Bahia por meio de leitura contemporânea de seus signos sonoros.

O evento tem apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), com a cessão gratuita da pauta.

Serviço

Baile Manifesta IFÁ convida Roça Sound
Quando:
19 de maio (sábado) às 20h
Onde: Largo Tereza Batista – Pelourinho
Valor: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.