Notícias

22/04/2019 16:20

SecultBA realiza evento sobre cultura indígena no Pelourinho

s
Foto: Jeferson Pataxó

Workshop, palestra, roda de conversa, divulgação de livro, artesanato e aulas de culinária são algumas das atividades organizadas pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), para o evento Cultura Indígena em Foco, que acontece no período de 26 a 30 de abril, no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador.  A programação trará como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e do Extremo Sul (Coroa Vermelha).

Segundo o diretor do CCPI, André Reis, a atual gestão da SecultBA tratou de impulsionar o Centro e uma das prioridades estabelecidas foi a valorização dos povos indígenas, levando em consideração os primeiros povos existentes neste lugar. “Diante dessa proposta, o CCPI quer com este evento destacar a importância da cultura indígena através da literatura, culinária, música e artes”, disse.

Para a técnica da Coordenação de Educação Escolar da Bahia, da Secretaria de Educação (SEC), Larissa Raiara, este é um momento importante para valorização da cultura indígena, principalmente quando observamos as questões atuais no contexto nacional. “É o momento de mostrar que a cultura está viva para debatermos e abrirmos espaço para os indígenas. Hoje, eles estão dentro dos espaços públicos disponíveis para debater sobre política para seus povos. São professores universitários, mestres, doutores, mas não são valorizados, e às vezes, prioriza-se o não-indígena”.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.


CULTURA INDÍGENA EM FOCO  - 26 a 30 de abril

 

Dia 26 de abril de 2019 (sexta-feira)

10h00min - 19h00min - Artesanato com Itaguari Braz;  

16h30min – Mesa Redonda, Coordenação: Prof. Jaime Nascimento 

Palestrantes: Profª. Drª. Hilda Baqueiro Paraíso, Taata Anselmo - Tema: O olhar Sobre o Descobrimento "Invasão"

17h30min - Ritual realizado pelo  Povo Karirixocó com Wikay, Representante da Coordenação Indígena Merk

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS

 

 

Dia 29 de abril de 2019 (segunda-feira)

10h00min - 19h00min - Artesanato com Itaguari Braz;

14h00min – 15h30min - Programação cultural - Roda de Conversa com o Prof. Felipe Tuxá e José Carlos Tupinambá, Jerry Pataxó;

16h30min - Programação cultural - Divulgação do Livro  - Zabelê o livro no contexto da escola Indígena- Representante Comunidade Indígena Kaí;

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS

 

 

Dia 30 de abril de 2019 (terça-feira)

09h30min – 11h30min – WORKSHOP -  Riqueza Instrumental e Musical dos Índios Brasileiros com a Etnomusicóloga Emília Biancardi e  participação de Wikay para apresentação da  Flauta Indígena.

Local: CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO - SALA O SOM DOS ESQUECIDOS

 

 

14h00min - 15h30min - Palestra com Merk Pataxó - A culinária e o Plantio Indígena.

15h30min - 16h30min – Aula Show: Culinária com Merk Pataxó;  Apresentação Cacique Fia

16h30min – 17h30min – Aula Show/Culinária com Estela Maris.

17h30min – Encerramento com representantes

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.