Notícias

30/04/2019 11:30

Mostra Cultura Indígena em Foco é apresentada no Pelourinho

g
Foto: Paula Froes/GOVBA

Composta por workshops, palestras, rodas de conversa, artesanato e aulas de culinária, a exposição ‘Cultura Indígena em Foco’ leva a diversidade da arte indígena produzida na Bahia à mostra no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador. A exposição segue no espaço até esta terça-feira (30) e traz como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e de Coroa Vermelha, no Extremo Sul.

“O objetivo é valorizar a influência da cultura indígena através da literatura, culinária, música e artes. Desde a última sexta-feira [26], estamos com uma programação no sentido de que as pessoas possam conhecer mais sobre a importância desse primeiro alicerce que formou o povo brasileiro, com os europeus e o negro”, explica o diretor do CCPI, André Reis.

A turista de Santa Catarina Rita Müller aprendeu sobre a história com as rodas de conversa. “É uma oportunidade boa de entender como a cultura indígena está tão profundamente enraizada na formação da identidade brasileira. É uma forma de olhar para dentro e descobrir essas pequenas influências que foram determinantes para a nossa formação como nação e a estrutura de nossa identidade”, afirma.

O artesão Itaguari Pataxó, da Aldeia de Barra Velha, em Porto Seguro, está expondo o artesanato que aprendeu com seus ancestrais. “Este espaço tem sido muito importante para nós, porque a gente pode expor e falar de nossa cultura, de nós mesmos, ultrapassando a velha forma na qual outros falam de nós. Esse lugar de fala é muito importante”.

Valorização

O CCPI, vinculado à da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. O campo de atuação da unidade contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. O CCPI também coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação desta terça-feira (30):

14h - 15h30 - Palestra com Merk Pataxó - 'A culinária e o Plantio Indígena'
15h30 - 16h30 – Aula Show: 'Culinária com Merk Pataxó' e apresentação Cacique Fia
16h30 – 17h30 – Aula Show: 'Culinária com Estela Maris'
17h30 –  Encerramento
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.