Notícias

30/05/2019 15:00

Santo Amaro é o segundo ponto de parada para Rota da Independência

g

Foto: Divulgação


Depois de passar pela cidade de São Francisco do Conde, a Rota da Independência chega em Santo Amaro da Purificação com a Exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia e com a Biblioteca de Extensão (Bibex), que oferece programação para o público infantojuvenil.

 

A conquista pela independência baiana iniciou antes da brasileira, em 19 de fevereiro de 1822,  e encerrou em 2 de julho de 1823 Ao contrário da pacífica proclamação às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, milhares de pessoas morreram em batalhas na terra e no mar para a conquista da emancipação da Bahia.

 

A exposição fica do dia 4 ao dia 15 de junho no Museu do Recolhimento dos Humildes, e a Bibex do dia 4 ao dia 6, na Praça Principal de Santo Amaro, com atividades voltadas para o público infantojuvenil.

 

“A Rota da Independência é importante para revisitar o nosso passado e nos trazer conhecimento para entendermos o hoje e o futuro. Além disso, esse projeto nos dá a oportunidade de refletir sobre a história do Brasil e da Bahia”, diz o diretor geral da FPC, Zulu Araújo. “A Rota nos leva a discutir sobre a singularidade que foi a Independência da Bahia e suas consequências”, acrescenta Zulu.

 

Sobre a Rota - Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), através do Centro de Memória da Bahia (CMB), e em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza a Rota da Independência visitando locais que marcaram aquele momento.

 

A terceira parada acontece em Cachoeira, de 18 a 26 de junho, com a Exposição sobre a Independência da Bahia e atuação da Bibex. Serão realizadas exposições, aulas, visitas e diversas programações nas cidades de Santo Amaro, Cachoeira, Caetité, Salvador, Itaparica, Maragogipe e Morro de São Paulo, lugares que aconteceram lutas na busca pela independência.

 

Confira aqui a programação e os locais

 

O Centro de Memória da Bahia (CMB), localizado na Avenida Sete de Setembro, tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. O Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, localizado no Palácio Rio Branco, e a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em Lençóis, são espaços sob a supervisão da unidade. O CMB funciona de segunda a sexta das 8h30 às 17h30. Mais informações no link: http://www.fpc.ba.gov.br/.  


 A grade está sujeita à alteração.


Serviço

Revisitando a história da Bahia com a Rota da Independência

Quando: 04 a 15 de junho de 2019

Onde: Santo Amaro - Museu do Recolhimento dos Humildes e na Praça Principal

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.