Notícias

05/07/2019 15:40

7ª Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina defende preservação dos espaços sagrados


P
Foto: Nordeste Sou

Em sua sétima edição, a Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina acontece neste domingo (07), propondo trazer para o debate a importância da preservação dos espaços sagrados, fazendo-se valer do seu papel de instrumento luta e resistência. Através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) apoia a caminhada, que sai do final de linha do Nordeste, às 8h. A organização convida os participantes a vestirem branco para o evento.

O tema “Preservação dos nossos espaços sagrados” convida a pensar estes espaços como transcendentes aos limites dos terreiros, templos ou barracões. No culto ao orixá, ao extravasar os seus próprios muros, o povo de santo acaba por sacralizar as encruzilhadas, as matas, cachoeiras, praias, etc. Se Ogum, o orixá ferreiro e guerreiro, tem o domínio das estradas e das ferrovias, Exu reina soberano nas encruzilhadas. Se Oxum é a rainha das águas doces, Iemanjá mostra toda sua imponência nas águas salgadas. Por sua vez, Oxossi é o senhor das matas.

Na comunidade do Nordeste de Amaralina, especificamente, esses espaços sagrados são enraizados na praia de Amaralina, no culto a Iemanjá, e no Parque Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, local de grande reserva de folhas sagradas, ewé orò ou folhas de orô ogum. É dever da sociedade a preservação desses lugares e o entendimento da importância deles como elementos fundamentais para o culto aos orixás.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Serviço

Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina
Data: 07 de julho (Domingo)
Saída às 8h do final de linha do Nordeste
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.