Notícias

12/06/2020 17:50

Dia de Santo Antônio tem celebração transmitida online

s
Foto: Lucas Rosário

Com o objetivo de fortalecer os ritos, celebrações e festividades populares da Bahia, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realiza, desde 01 de junho no instagram @ccpicultura, o projeto Altares de Antônio – Trezenas de Junho é tempo sagrado na minha Bahia. Como parte da programação, neste sábado (13), Dia de Santo Antônio, acontece uma transmissão online, às 18h, ao vivo da Capela de Santo Antônio, em Maragogipe, e da casa do cantor e compositor J. Velloso, que fala sobre sua devoção ao Santo. A celebração também conta com o Coral e Orquestra Maria Imaculada.

 

A realização tem como proposta apresentar a cultura e tradição em tempos de trezena através dos louvores a Santo Antônio. "Este é um evento que a Secult, através do CCPI, já realiza há alguns anos e que fizemos questão de manter agora em meio virtual, devido à pandemia, mas certos de que o momento atual não abala a fé nem a cultura do nosso povo, com suas rezas e devoção", declara o diretor do CCPI, André Reis, que na live falará sobre esta tradição e o papel do Centro. Integram o evento procissão e missa com cânticos e rezas.

 

Os seguidores da página @ccpicultura, em especial os que participam do projeto Altares de Santo Antônio, que ao longo da trezena recebeu contribuições de devotos de diversos municípios, encaminhando fotos de seus altares feitos em casa, fiquem atentos, pois neste sábado também será divulgado qual a foto mais curtida da exposição. A pessoa responsável pela fotografia receberá como presente uma imagem do Santo.

 

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

 

Serviço

 

Projeto Altares de Santo Antônio – Trezenas de Junho é Tempo Sagrado na minha Bahia

Live J. Velloso e Coral e Orquestra Maria Imaculada

Quando: 13 de junho, 18h

Canais de transmissão: Instagram @ccpicultura, 

https://www.facebook.com/bartolomeu.demaragogipe, https://www.facebook.com/coralmaria.imaculada.39



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.