Notícias

21/12/2009 18:04

Lateral Elétrica homenageia a musicalidade dos trios elétricos na próxima terça (22)



[caption id="attachment_1251" align="aligncenter" width="300" caption="Lateral Elétrica - Créd. Carlos Alcântara"]Lateral Elétrica - Créd. Carlos Alcântara[/caption]

Banda Lateral Elétrica vai reviver a história e a animação catártica do início do trio elétrico em show no Pelourinho



A história do trio elétrico vai ganhar mais um capítulo musical no Pelourinho. É a banda Lateral Elétrica, projeto idealizado por Carlinhos Brown no ano passado, que vai se apresentar no próximo dia 22 de dezembro, às 21h, no Largo Pedro Archanjo. O show é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.



Reviver a essência inicial do trio elétrico. É com essa proposta que surge a Lateral Elétrica, que busca contar a história do carnaval da Bahia, quando as guitarras baianas em mãos hábeis transformavam a maior festa de rua do planeta em verdadeiros shows de música instrumental e um grande festival de rock-frevo itinerante.



Para Mário Calmon, um dos integrantes da Lateral Elétrica, o grupo tem a oportunidade de mostrar como era essa época de ouro da música baiana para quem não a vivenciou. "Vamos fazer releituras de músicas tradicionais do carnaval de antigamente com a utilização da guitarra baiana, do surdo, bumbo e caixa, aliadas a música mais modernas", conta Calmon.



No repertório, destaque para os clássicos carnavalescos como Deixa Chover, Mamãe Eu Quero, Chiquita Bacana e composições recentes de Carlinhos Brown e Armandinho. A Lateral Elétrica é formada por Jackson Dantas (guitarra baiana), Aské (guitarra), Tham (surdo), Duda Bonfim (bumbo), Danga da Bahia (bumbo), Mário Calmon (caixa) e Tony Mola (caixa).



A história do trio elétrico começou na década de 50 com Dodô e Osmar e ressurgiu através de Orlando Campos, conhecido como o "arquiteto das Naves Tri-elétricas", nos anos 80. Foi também Orlando Campos o criador da Caetanave, que no fim dos anos 60 e início dos 70 fez uma homenagem ao baiano Caetano Veloso, recém chegado do exílio. O carro tinha o formato de um foguete espacial, alto falantes em todos os lados e era cercado de lâmpadas coloridas.



Um dos momentos mais memoráveis da história do carnaval baiano teve a Caetanave como protagonista, quando em 1972, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Dodô e Osmar entraram na Praça Castro Alves cantando em coro a música Chuva, Suor e Cerveja, de Caetano Veloso.



Recentemente, Carlinhos Brown se tornou o proprietário da Caetanave. Agora intitulada de Arrastão da História do Carnaval, promete ser um dos grandes destaques do Carnaval 2010, em que grandes artistas da música baiana devem subir no trio para cantar e festejar ao lado de Brown diante de uma multidão de baianos e turistas.



SERVIÇO



Lateral Elétrica

Quando: 22 de dezembro, 21h

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quanto: GRATUITO

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.