Pelourinho Cultural

A partir das competências e funções do Centro de Culturas Populares e Identitárias, foi incorporado a ele o papel de dinamização e gestão cultural de espaços públicos estaduais do Centro Histórico de Salvador. Dessa forma, o Projeto Pelourinho Cultural, que leva diversidade cultural de forma acessível ou gratuita a espaços culturais do Pelourinho, integra a estrutura do CCPI, promovendo o reordenamento na utilização dos espaços.

Na perspectiva de democratização do acesso e produção da cultura, o Pelourinho Cultural oferece as condições de infra-estrutura necessárias para abrigar projetos artísticos que contemplam a comunidade local, a classe artística, atraindo mais turistas, visitantes da área e a população da cidade. Através do credenciamento para contratação de serviços artísticos, edital aberto pela SecultBA a partir de 2012 e ainda em vigência, artistas, grupos culturais e bandas têm sua parceria fortalecida com o estado. Os credenciados são contratados para apresentações artísticas nos espaços do Pelourinho e âmbito da SecultBA durante o período de 02 anos, que podem ser prorrogados.

Além da programação artística realizada pelo CCPI através do Pelourinho Cultural, são valorizadas as parcerias com a sociedade civil. Os espaços são abertos para pedidos de pauta, com cessão de todas as condições necessárias de infra-estrutura, atraindo grandes shows e artistas em busca de espaço para a divulgação de seu trabalho. O formulário para pedido de pauta está disponível AQUI.

Coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que tem como diretora Arany Santana, atualmente o projeto Pelourinho Cultural tem à frente a produtora Thelma Chase.

Solicitação de pauta:

Regulamento espaços SECULT

Formulário de pedido de pauta

Termo de compromisso e responsabilidade

Recomendar esta página via e-mail: