Festas Populares


Santa Bárbara 2014 - Foto Tacila Mendes
Foto: Tacila Mendes

O CCPI atua na coordenação e fortalecimento de diversas festas populares do estado. Uma destas festas é a do Bembé do Mercado, no município de Santo Amaro, que reúne 42 terreiros de candomblé do recôncavo baiano, sendo considerado o maior candomblé de rua do mundo.

O calendário de festas populares na alta estação começa em 25 de novembro, com o Dia da Baiana, que após a Missa na Igreja do Rosário dos Pretos e o cortejo pelas ruas do Pelô, é comemorado no Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída. 


No dia 2 de dezembro comemora-se o Dia do Samba, reunindo alguns dos principais nomes do gênero nas praças e no Largo do Pelourinho. Comemorada no Centro Histórico há mais de 40 anos, a festa relembra a data em que Ary Barroso, compositor do sucesso Na Baixa do Sapateiro, visitou Salvador pela primeira vez.
O Pelourinho se veste de vermelho e branco em 4 de dezembro, para celebrar a tradicional Festa de Santa Bárbara. Os festejos reúnem mais de 10 mil pessoas para a missa campal, que acontece no Largo do Pelourinho.


No mês de junho, o Ciclo de Festejos Juninos, que tem em sua programação o Tríduo de Santo Antônio e o São João do Pelô, exalta a música e a cultura nordestina no Centro Histórico. O CCPI ainda realiza o Carnaval do Pelô, o Carnaval dos microtrios (Pipoca) e o Carnaval dos blocos-afro (Ouro Negro).

Para o CCPI, estas celebrações traduzem traços fundamentais da construção da identidade do povo baiano e das culturas que permeiam todo o território.
 
 

Recomendar esta página via e-mail: