Notícias

21/12/2009 17:59

Experimentalismo, música erudita e mixagem na primeira noite do Natal Remix (22)





[caption id="attachment_1286" align="aligncenter" width="206" caption="Vitor Araújo - Créd. Lua Durand"]Vitor Araújo - Créd. Lua Durand[/caption]


A Praça das Artes vai receber no período grandes nomes da música instrumental e eletrônica, que irão promover uma inovação no jeito de celebrar o Natal. O multi-instrumentista Cássio Nobre abrirá a programação na Praça, a partir das 20h. O músico nasceu em São Luiz, no Maranhão, já morou na Espanha e Holanda, mas vive há 20 anos na capital baiana, onde faz mestrado em Etnomusicologia na Universidade Federal da Bahia.



Em 2007, lançou seu primeiro CD solo, denominado Última Pele, produzido por ele e lançado pelo selo baiano Tantascoisas, que tem como principal característica a diversidade e o experimentismo. O objetivo é buscar uma expressão artística local e universal, através de uma viagem sonora que parte do Brasil à África, passeando pelo universo rítmico latino. Atualmente, Cassio vem divulgando o show Viola de Arame, uma parceria com o multi-instrumentista baiano Júlio Caldas em que ambos exploram as novas possibilidades sonoras da viola brasileira.



Em seguida, às 21h30, quem subirá ao palco é o jovem pianista Vitor Araújo, uma das maiores revelações da música brasileira contemporânea, que se apresenta pela primeira vez em Salvador. Trata-se de um pernambucano de apenas 20 anos que vem revolucionando o jeito de fazer música erudita no país, passeando pelo jazz e pela música popular brasileira. "Comecei estudando música erudita, mas acabei conhecendo Tom, Chico, Caetano e esse universo me conquistou. Para um músico que veja isso, é muito difícil não ser influenciado", afirma Vitor Araújo.



"Tento utilizar os elementos que estão ao meu redor, desde os mais enraizados da cultura popular nordestina, como Luiz Gonzaga, até elementos pops cosmopolitas, como Radiohead. É mais ou menos aquela imagem do Chico Science: uma antena parabólica enfiada na lama do mangue", conta. Às 23h, o termo Natal Remix ganhará todo o seu sentido na festa com as intervenções sonoras e audiovisuais do renomado DJ Dolores e do VJ Davi Cavalcante.




*Terça-Feira, dia 22 de dezembro – Abertura Oficial

Catedral Basílica:

19h30 – Auto De Natal

Ruas:

19h00 - Terno De Reis "Estrela Do Oriente"

20h00 – Filarmônica Fred Dantas

Praça Das Artes:

20h00 - Cássio Nobre

21h30 - Vitor Araújo

23h00 - DJ Dolores + VJ Davi Cavalcante
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.