Notícias

16/12/2010 13:36

Abertura do projeto Natal Remix contou com espetáculo audiovisual com música contemporânea instrumental e eletrônica ontem (15)





[caption id="attachment_6134" align="aligncenter" width="448" caption="Retrofoguetes - Foto: Genilson Coutinho"]Retrofoguetes - Foto: Genilson Coutinho[/caption]
A noite foi marcada pelo show de duas bandas instrumentais, DJs, MC, apresentação visual e conscientização ambiental

A Praça das Artes ficou pequena com tanta cultura, talento e público na noite de ontem, 15, no Pelourinho. O primeiro dia do projeto Natal Remix, realizado pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), levou ao público o melhor da música contemporânea e alternativa com a apresentação das bandas Camarones Orquestra Guitarrística e Retrofoguetes, além dos DJs Sankofa e Dudoo Caribe, do MC Daganja e do Coletivo Visual Farm. A segunda edição do evento ainda contou com a presença da Tenda Cult – Solidária, que irá promover até sábado, 18, a reciclagem e a reutilização do e-lixo, ou lixo tecnológico.

Antes mesmo dos portões da Praça das Artes serem abertos, às 19h, um público diversificado já esperava ansiosamente pelas atrações que fariam parte da abertura do Natal Remix. Dentro da praça, a decoração festiva estava meticulosamente preparada com luzes nos tons verde, rosa e laranja que iluminavam os casarões e as árvores. E, também, várias estrelas prateadas anunciavam que a noite seria especial.

Enquanto algumas pessoas esperavam pelo som autêntico do DJ Sankofa, outras se dirigiam até o fundo da praça onde estava instalada a Tenda Cult – Solidária. Segundo Andrea May, artista plástica e idealizadora da Tenda, o espaço surgiu como o objetivo de ensinar e conscientizar as pessoas sobre o descarte do lixo tecnológico. "Desde o ano passado nós pensávamos em fazer a Tenda, e falar sobre o melhor destino do e-lixo, através da reciclagem", revelou Andrea. "Temos que trabalhar essa ideia sobre a coleta do lixo eletrônico e é legal a gente alertar. Aqui será um pequeno ponto de coleta, mas um importante ponto de conscientização".

Ao lado do palco, na tenda eletrônica, o DJ Sankofa já tocava algumas músicas usadas no seu repertório. O DJ residente, que se apresenta durante todos os dias do Natal Remix, colocou o público para dançar ao som das batidas africanas. Originário de Gana, o músico reside em Salvador e comanda o Sankofa African Bar e Restaurante juntamente com Steve e Jide. Para ele, a música africana inspira muitos artistas mundo afora. "Eu toco os vários ritmos das músicas africanas, que são de vários países e que fazem a base para mostrar que a África é um continente diverso. Eu comecei a conhecer e a pesquisar as músicas africanas e sonho em colocar elas em evidência na Bahia, no Brasil e também na América do Sul", disse Sankofa.

Música Instrumental

Logo após a apresentação musical do DJ Sankofa, o público voltou a sua atenção ao palco. A vinheta de A Voz do Brasil começou a tocar e os componentes da banda Camarones Orquestra Guitarrística entraram no palco, interrompendo o áudio com as suas guitarras e demais instrumentos. A banda potiguar é formada por Ana Morena no baixo, Anderson Foca no teclado e efeitos, Alexandre Rocha na bateria, Karina Monteiro e Leo Martinez na guitarra, e mostra o melhor da música contemporânea instrumental. "Nossa música está na categoria do pop dançante, só que é instrumental, e a voz são as guitarras. Nós estamos altamente felizes em estar em Salvador, nesse evento".

Irreverência

A banda Retrofoguetes comandou a atração seguinte com espetáculo O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes. Os componentes Morotó Slim na guitarra, Rex na bateria e CH no baixo receberam os presentes com muita irreverência e descontração, trajando macacões vermelhos e gorros de papai Noel. A banda tocou as músicas do álbum que leva o mesmo nome do espetáculo, fazendo uma releitura moderna dos clássicos natalinos como Jingle Bells e Noite Feliz. De acordo com Rex, "Hoje, ela é uma das três bandas baianas de rock instrumental que tem mais receptividade de público. Já tocamos praticamente no Brasil inteiro", disse Rex. As participações especiais do show do grupo ficaram com os músicos Gil Santiago, Tadeu Mascarenhas, Enio, Manuel Magno e Letieres Leite.

Live

Para finalizar a primeira noite do Natal Remix, a sessão Live ficou com o DJ Dudoo Caribe, que agitou a praça com os sons e as batidas vindas do Caribe, conjuntamente com o MC Daganja, experiente rapper. Um telão foi posicionado ao lado da tenda de música eletrônica, e uma apresentação audiovisual foi realizada pelo Coletivo Visual Farm, de São Paulo.

A plateia recebeu a programação de abertura do Natal Remix com muito entusiasmo e afirmou que a música instrumental já faz parte das comemorações de fim de ano. Segundo Péricles Mendes, fã da banda Retrofoguetes, a escolha de atrações não deixou a desejar. "O Natal Remix tá muito bacana, o palco e a produção estão muito legais. Esses shows são como um refúgio para quem gosta de outro tipo de música".

E hoje à noite, a celebração natalina contemporânea continua na Praça das Artes, a partir das 18h30. O DJ Sankofa abrirá a programação com ritmos africanos, e será seguido pela apresentação do duo de voz e violão Jussara Silveira e Luiz Brasil com o show Nobreza. Também subirá ao palco a Orkestra Rumpilezz, comandada pelo maestro, arranjador e multitalentoso músico Letieres Leite, que une de forma magistral os sons da música instrumental clássica com os ritmos africanos. A sessão Live encerra a noite com o espetáculo do grupo M.A.S. Mystika Afrodelic Sound.

O Pelô não para – O dia 15 ainda proporcionou muita cultura e diversão aos visitantes do Pelourinho. A penúltima apresentação do Dia do Jazz no Pelô levou os grupos Duo Sense e Garagem ao palco do Largo Pedro Archanjo, às 20h. As bandas deram aos presentes o melhor do Jazz produzido em Salvador. Já no Largo Tereza Batista, às 21h, o grupo Andróide Supersônicos mostrou um híbrido musical obtido entre o rock e a música eletrônica. A banda, que é formada por Vitor Magno na guitarra, José Livera no baixo, Marcos na bateria, João no teclado e Eduardo Bandeira na guitarra e vocal, tem como referência musical a banda Pet Shop Boys. Os dois espetáculos fizeram parta da programação do Programa Pelourinho Cultural.



Programação do NATAL REMIX



Quinta-feira, dia 16 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sankofa

20h00 – Jussara Silveira e Luiz Brasil

21h30 – Orkestra Rumpillezz

22h30 – Live: M.A.S. Mystika Afrodelic Sound



Sexta-feira, dia 17 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sanfoka

20h00 – Livia Mattos

21h30 – Toninho Ferragutti. Participação especial: Quinteto da Paraíba

22h30 – Live: Totonho e O Cabra + VJ Kamikaze



Sábado, dia 18 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sankofa

20h00 – Moreno Veloso e Pedro Sá

21h30 – Yamandu Costa e Hamilton de Holanda

22h30 – Live: Baiana System + VJ Davi Cavalcanti
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.