Notícias

16/12/2010 13:38

Neste sábado (18), o público irá conferir grandes atrações no último dia do Natal Remix



[caption id="attachment_6128" align="aligncenter" width="448" caption="Moreno Veloso e Pedro Sá - Foto: Divulgação"]Moreno Veloso e Pedro Sá - Foto: Divulgação[/caption]
Moreno Veloso e Pedro Sá estão entre os artistas que se apresentarão no sábado, 18



O último dia do Natal Remix, 18 de dezembro, trará atrações especiais para fechar com chave de ouro a programação idealizada pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPACO), para as comemorações natalinas do Centro Histórico na Praça das Artes. Uma delas será o cantor Moreno Veloso, filho do também cantor Caetano Veloso. Em 1982 Moreno fez a letra da música "Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê", música do pai, gravada no disco "Cores, Nomes". Quinze anos depois, sua composição "How Beautiful Could a Being Be" entrou no repertório do CD "Livro", de Caetano (1997). Em 2000 gravou seu primeiro álbum, "Máquina de Escrever Música" (Rock It!), em que canta, toca violão e violoncelo, com o grupo Moreno + 2, formado por ele, pelo baixista Kassin e pelo baterista Domênico. No mesmo ano, o trio apresentou-se no Free Jazz Festival.



Quem tocará com Moreno Veloso no Pelourinho será o guitarrista Pedro Sá que já trabalhou com Caetano Veloso. Filho do compositor Ronaldo Tapajós, Pedro acompanhava o pai em suas gravações, além, é claro, de presenciar o processo de criação do grupo Tapajós. Em 1994, Pedro Sá lançou um disco pela Warner de sua ex-banda, "Mulheres Q Dizem Sim". De 1997 a 2000 tocou com Lenine e, além de acompanhar Caetano, também integra a "Orquestra Imperial" e se apresenta com os "+2" (Moreno Veloso, Kassin e Domenico).



Depois da maravilhosa dupla Moreno Veloso e Pedro Sá, quem comandará a programação do último dia de Natal Remix serão os violeiros Yamandu Costa e Hamilton de Holanda. O primeiro encontro do duo foi há 12 anos em São Paulo no Festival Chorando Alto. A dupla se inspirou em nomes como Pixinguinha, Villa-Lobos e Tom Jobim. Depois disso, os músicos acabaram gravando o disco Luz da Aurora, que resgata e retrata as nossas raízes, com o lema "Moderno é tradição". Luz da Aurora tem algumas composições inéditas como a música tema do disco, que foi feita em homenagem às avós da dupla e que tinham o mesmo nome, "Aurora", e outra música chamada "Samba do Véio", que é uma homenagem ao grande SIX (porque tinha seis dedos), um advogado que tocava cavaquinho. A dupla, que foi indicada ao Grammy Latino 2010 e fez uma mini turnê pela Europa, diz estar feliz por finalizar o ano juntos. "É muito bom terminar o ano ao lado do meu grande amigo e tocando em uma cidade onde gosto tanto. Só espero coisas boas desse show", confessou Yamandu.



No "Live", os artistas que prometem animar o público do Natal Remix, realizado pela Expo Eventos Ltda, serão o DJ Davi Cavalcanti, ou VJ Gabiru, e o grupo Baiana System.



Programação

Quinta-feira, dia 16 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sankofa

20h00 – Jussara Silveira e Luiz Brasil

21h30 – Orkestra Rumpillez

22h30 –Live: M.A.S. Mystika Afrodelic Sound



Sexta-feira, dia 17 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sanfoka

20h00 – Toninho Ferragutti. Participação especial: Quinteto da Paraíba

21h30 – Livia Mattos

22h30 – Live: Totonho e O Cabra + VJ Kamikaze



Sábado, dia 18 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sankofa

20h00 – Moreno Veloso e Pedro Sá

21h30 – Yamandu Costa e Hamilton de Holanda

22h30 – Live: Baiana System + Vj Davi Cavalcanti
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.