Notícias

17/12/2010 12:27

Segundo dia do projeto Natal Remix garantiu muita música e cultura contemporânea na Praça das Artes ontem (16) no Pelourinho





[caption id="attachment_6160" align="aligncenter" width="300" caption="Jussara Silveira e Luiz Brasil - Crédito: Genilson Coutinho"]Jussara Silveira e Luiz Brasil - Crédito: Genilson Coutinho[/caption]



Jussara Silveira, Luiz Brasil e Orkestra Rumpillezz foram os destaques da noite

Propagar e valorizar a música nas suas diversas formas de execução. Esse foi o lema da continuação do Natal Remix, que levou ontem à Praça das Artes uma variedade de músicos e artistas e encantou o público diversificado que lotou o espaço no Pelô. O projeto, que é realizado pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), recebeu em seu segundo dia os músicos Jussara Silveira e Luiz Brasil, a Orkestra Rumpillezz, o DJ Sankofa, a dupla (M.A.S.) Mystika Afrodelic Sound e contou com a Tenda Cult – Solidária, que está responsável durante os quatro dias do Natal Remix pela conscientização do público em relação à reciclagem e reutilização do lixo tecnológico.

A segunda noite do evento multiartístico começou com a apresentação do DJ Sankofa através do seu repertório de músicas no estilo lounge, às 18h30. O músico conhecido em Salvador por valorizar e divulgar as matrizes musicais africanas apresentou o remix das canções Jailer e Fire On the Mountain, da cantora e compositora de origem nigerianaAsa. O DJ aqueceu o público que começava a ocupar os bancos e cadeiras espalhados pela Praça, com músicas que mudavam de ritmo e tempo, e que demonstravam a riqueza musical dos diversos países do continente africano.

Enquanto muitas pessoas ouviam o som do DJ Sankofa, outras aproveitavam para visitar a Tenda Cult – Solidária, localizada próximo a entrada da Praça das Artes. A Tenda, idealizada pela artista plástica Andrea May e apoiada pelos irmãos Joseval e Joandro Araújo, ativistas baianos na questão do lixo eletrônico, e o grupo MetaRede, tem como objetivo a conscientização ambiental sobre os malefícios do lixo que é descartado impropriamente. "Nosso trabalho apresenta o ciclo: reuso, reeducação e reciclagem. O reuso faz com que uma pessoa passe o equipamento para uma outra que pode usar, a reeducação faz com que as pessoas saibam que o meio ambiente é o maior afetado com o lixo eletrônico e a reciclagem completa esse ciclo", disse Joseval.

Após a apresentação do DJ Sankofa, o público assistiu atentamente à entrada da cantora Jussara Silveira e do violonista Luiz Brasil no palco, que se posicionaram em lados opostos. Com uma voz ao mesmo tempo suave e potente, Jussara abriu o show intitulado Nobreza com a música de mesmo nome, composta por Djavan, enquanto Luiz Brasil dedilhava perfeitamente os acordes. A cantora revelou que a apresentação se tornou única. "É um prazer estar na Praça das Artes, que para mim é uma das praças mais charmosas do Pelourinho. Nós estamos fazendo há cinco anos esse show Nobreza e estamos muito contentes por estar encerrando aqui na Bahia, que é um lugar lindo e muito agradável".

O show contou ainda com as músicas Os Passistas, de Caetano Veloso, Cara Limpa, de Paulo Vanzolini; Eu Vou Te Esquecer, de Beto Pellegrino e Ariston e Congênito, de Luiz Melodia. A participação especial do show Nobreza ficou com o cantor Tiganá Santana, que apresentou a composição autoral "Le Mali Chez La Carte Invisible" (O Mali no Mapa Invisível), do seu álbum Maçalê. O destaque do trabalho do músico fica na inserção de línguas africanas nas letras de suas composições. O encerramento do show ficou com a música Suíte dos Pescadores de Dorival Caymmi, que foi cantada pelo público.

A atração que continuou a programação do Natal Remix foi a Orkestra Rumpillezz. Comandada pelo maestro, compositor e músico Letieres Leite, a orquestra de sopro e percussão maravilhou o público com a destreza dos seus músicos e com a energia das composições instrumentais. Segundo Letieres, "a ideia da orquestra é colocar em evidência o instrumento de percussão e chamar a atenção das pessoas para a riqueza, originalidade e complexidade dos mesmos". Os percussionistas, todos de branco e trajando smokings, entraram e se posicionaram nos seus respectivos instrumentos. A apresentação começou com o som dos atabaques e tambores, objetos que compõem a base da orquestra. Aos poucos, os músicos portando os instrumentos de sopro começaram a entrar no palco, acompanhando a percussão.

Durante a apresentação, Letieres tocou o saxofone e a flauta transversal, sempre deixando os percussionistas como protagonistas musicais do espetáculo. Alguns gêneros explorados durante o show foram o samba duro, o samba afro do Ilê Ayê e o samba reggae. Um dos destaques da apresentação ficou com a composição autoral da Orkestra Rumpillezz Temporal, uma homenagem à Iansã. Nesta hora, os músicos e os instrumentos foram banhados pela iluminação vermelha. De acordo com Gabe Guedes, percussionista da orquestra, "a importância da música da Rumpillezz vem do conhecimento nos ritmos afro-religiosos, tocados nos Terreiros de Candomblé para evocar e saudar os Orixás".

A finalização da noite ficou com o grupo (M.A.S.) Mystika Afrodelic Sound, formado pela dupla Fabricio Jabar (DJ e videomaker) e Israel Jabar (sintetizadores e samplers). A música reggae permeou a Praça das Artes, fazendo a plateia dançar e se divertir. O grupo utilizou elementos eletrônicos para tocar as músicas e fez uma apresentação que mostrou o Samba Reggae, o Axé, a Lambada, o Afrobeat e o Funk como vertentes de sua arte. Segundo Luciana Zacarias, fã de Jussara Silveira e da Orkestra Rumpillezz, a programação do Natal Remix conseguiu agradar a um público variado. "Eu acho importante essa diversidade de ritmos e estilos, até mesmo porque tem público em Salvador para essas atrações. Muitas pessoas aparecem para assistir atrações como Jussara e Rumpillezz".

A programação do Natal Remix continua na Praça das Artes, HOJE e AMANHÃ, 17 e 18, com mais música, apresentações audiovisuais e conscientização ambiental. Hoje, 17, sobem ao palco a sanfoneira, compositora, cantora e circense Lívia Mattos, às 20h, seguida por Toninho Ferragutti, também sanfoneiro, às 21h30. Toninho ainda contará com a participação especial do Quinteto da Paraíba. Totonho e O Cabra e o VJ Kamikaze comandam a sessão Live da noite. Já no dia de encerramento, 18, os músicos Moreno Veloso e Pedro Sá se apresentam juntos, às 20h. Às 21h, os duo de violonistas Yamandu Costa e Hamilton de Holanda finalizam a parte instrumental da segunda edição do Natal Remix. Para completar a festa, a banda Baiana System e o VJ Davi Cavalcanti unirão as suas artes na sessão Live.

O Pelô não para – O Pelourinho recebeu grandes atrações na noite de ontem em seus diversos largos e ruas. Os projetos Três na Folia e Paz no Pelô, juntamente com o espetáculo A Estrela do menino Rei proporcionaram ao público uma programação variada e com muita cultura. Os três eventos fazem parte da agenda Tô no Pelô, doPelourinho Cultural. No Largo Pedro Archanjo, as cantoras Cláudia Cunha, Sandra Simões e Manuela Rodrigues divertiram a todos com as músicas dos carnavais antigos com a apresentação de Três na Folia, que começou às 21h. O projeto finaliza no dia 23, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. Já no Largo Quincas Berro D’Água, o som da paz ecoou com a banda Mahatma e os Afoxés Filhos de Ghandy, às 20h. A participação especial do espetáculo ficou com o músico André Macedo. O projeto Paz no Pelô continua nos dias 23 no Largo Quincas Berro D’Água, e 30 no Largo Tereza Batista, sempre às 20h. E para completar a programação, o espetáculo itinerante A Estrela do Menino Rei mostrou ao público cenas da história do nascimento de Jesus através do teatro de rua e de músicas, que variaram da música clássica ao cancioneiro popular, às 19h30. A última apresentação do grupo será hoje, 17, também a partir das 19h30, e seguirá em cortejo iniciando no Terreiro de Jesus, passando pela Praça da Sé e culminando no Terreiro.



Programação do NATAL REMIX



Sexta-feira, dia 17 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sanfoka

20h00 – Toninho Ferragutti. Participação especial: Quinteto da Paraíba

21h30 – Livia Mattos

22h30 – Live: Totonho e O Cabra + VJ Kamikaze



Sábado, dia 18 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sankofa

20h00 – Moreno Veloso e Pedro Sá

21h30 – Yamandu Costa e Hamilton de Holanda

22h30 – Live: Baiana System + VJ Davi Cavalcanti

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.