Notícias

17/12/2010 23:10

O público se emocionou ao som de sanfoneiros na penúltima noite do Natal Remix






[caption id="attachment_6203" align="aligncenter" width="300" caption="Toninho Ferragutti e Quinteto da Paraíba. Créditos: Genilson Coutinho"]Toninho Ferragutti e Quinteto da Paraíba. Créditos: Genilson Coutinho[/caption]
Márcio Meirelles, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Celo Costa prestigiaram os shows de Toninho Ferragutti e Lívia Mattos, junto ao público do Pelourinho









A terceira e penúltima noite do Natal Remix começou animada na Praça das Artes, com o show do sanfoneiro paulista Toninho Ferragutti. O artista, que já participou de outros eventos no Centro Histórico, realizou nesta sexta-feira (17) a primeira apresentação de seu trabalho autoral no bairro, acompanhado do Quinteto da Paraíba. O instrumentista e compositor executou as 11 canções de seu álbum "Nem Sol, Nem Lua", lançado em 2006, a exemplo de "Na Sombra da Asa Branca", faixa de abertura do CD, "Meia Saudade", "Bico Doce" e "Migo", segunda música tocada no show e que possui traços da bossa nova. O espetáculo teve duração de aproximadamente uma hora e, em seguida, subiu ao palco a também sanfoneira e compositora, além de cantora e circense Lívia Mattos, encantando o público com seu jeito singular de extrair uma delicada melodia do instrumento. O Natal Remix é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), para as comemorações natalinas do Centro Histórico de Salvador.

Antes de subir ao palco e emocionar o público diversificado formado por jovens, senhores, famílias, casais etc., Toninho Ferragutti afirmou que tinha uma grande expectativa e torcia para que o público do Pelourinho acompanhasse o show com prazer. O músico destacou ainda a importância da realização de eventos singulares como o Natal Remix, que lança uma proposta inovadora, oferecendo ao público um evento diferenciado e, ao mesmo tempo, proporcionando mais espaços aos instrumentistas. "É nesse tipo de projeto que meu trabalho se encaixa e todo mundo sai ganhando, desde a plateia, que tem contato com pessoas que fazem outro tipo de música, até o artista, que se sente prestigiado".

Ferragutti explica ainda que a parceria com o Quinteto da Paraíba já vem ocorrendo desde a gravação do referido álbum, que contou com a participação do grupo.

O show de Lívia Mattos não deixou por menos. A sanfoneira encantou o público desde a primeira até a última canção executada, mostrando que a música instrumental possui talentosos artistas e público apreciador na capital baiana. Lívia também sublinhou a necessidade de realização de projetos como o Natal Remix. "É necessário que existam projetos interessados em interações artísticas, em buscas e em nuances da nossa música", afirmou.

Uma das principais atrações da noite de encerramento do evento, que acontece neste sábado (18), os músicos Yamandu Costa e Hamilton de Holanda estiveram presentes na Praça das Artes nesta sexta-feira (17) para prestigiar o show dos colegas em palco. Os artistas além de desfrutarem dos shows, aproveitaram também para conhecer o Centro Histórico e puderam bater um papo com o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles que também prestigiou o evento.

Estava ainda na plateia o forrozeiro Celo Costa, amigo das estrelas da noite Toninho Ferragutti e Lívia Mattos. Enquanto Celo assistia ao show de Ferragutti, confessou que é um admirador do trabalho do artista. "eu o conheci através de Lívia e hoje sou seu amigo. Quando comprei o álbum dele, fiquei impressionado", declarou. O forrozeiro, que recomeça com o projeto Forró dos Cantadores no Pelourinho a partir de março, destacou ainda o ambiente agradável da Praça das Artes e a seleção dos artistas convidados para o projeto.



Programação


Sábado, dia 18 de dezembro

18h30 – DJ Residente: Sankofa

20h00 – Moreno Veloso e Pedro Sá

21h30 – Yamandu Costa e Hamilton de Holanda

22h30 – Live: Baiana System + Vj Davi Cavalcanti
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.