Notícias

02/03/2014 23:16

Parah Monteiro aplaudido em releituras aos antigos carnavais

ParahMonteiro_2MAR_foto_SidneyRocharte (3)


O som baiano do instrumento, que consagrou a sonoridade do carnaval da Bahia, foi apresentado pelo músico Parah Monteiro e a sua guitarra baiana, no largo Quincas Berro D’Água, neste domingo (2) para foliões de todas as idades. A apresentação integra o Carnaval do pelo 2014 da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

"Cada instrumentista tem um jeito diferente de tocar e de incrementar novos arranjos nas músicas revisitadas. Como a guitarra é um instrumento tão singular ele oferece diferentes possibilidades de tirar sons tão diversos", observou Monteiro que já integrou Traz os Montes e as bandas Beijo e Eva. No começo do show, Monteiro exibiu novos arranjos sobre músicas como ‘Baianidade Nagô’, do compositor Evany, e ‘Raiz de Todo Bem’, do cantor Saulo.

O publicitário Jorge Silva, acompanhado do filho Marcos de 4 anos, vibrava a cada música executada. "Não é nostalgia, mas o carnaval com músicas do passado é sensacional", disse animado. Nelson Martins, que estava ao lado de Silva também concordou: "Artistas como este deveriam ter um espaço para desfilar nos dois circuitos e reviver os antigos carnavais, com maior visibilidade na folia. Poder vê-lo aqui é o máximo".

Parah Monteiro estava acompanhado por nove músicos entre eles os cantores Nando Borges e Júnior Magalhães, e acrescentou que carnaval é uma festa democrática. "É preciso dar visibilidade aos artistas da terra, nada contra a quem vem de fora, mas o povo precisa ter um carnaval diferenciado e divertido". Amanhã, segunda-feira (3), Parah Monteiro participará do bloco Mudança do Garcia e na terça (4) estará como convidado no Micro-Trio, com os músicos Ivan Huol e Ivan Bastos

Na segunda-feira (3) a partir das 18h, no Largo do Pelourinho acontecem os shows do Trio de Guitarra Baiana III, Júlio Caldas, Lúcio Ferraz e Pedro Souza, Lazzo, Festival de Samba Reggae, Tonho Matéria, Marquinhos Marques e Dado Brazawilly, Baile das Meninas Douradas do Olodum Mirim, Orquestra - Orquestra Jurema, Banda Marana, Carlos Pitta, Hip Hop - O Quadro, Reggae - Banda Zuluz, Guiguio, Bandão ou Bandinha.

Na terça-feira (03/04), às 18h, será a vez apreciar os trabalhos de Juliana Ribeiro, Márcia Short, Érico Brás, Mariene de Castro e Margareth Menezes. E, finalmente, às 22h30, o público assiste aos shows de Lucas Santanna, Lutte e Márcio Melo.

O Carnaval da Cultura tem investimento de R$ 10 milhões para apoio a centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas, numa programação pautada pela diversidade cultural. Se atualize no Facebook Plug Cultura Secult Ba,twitter.com/SecultBA. Acesse os sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.