Notícias

03/03/2014 01:40

Sucesso em Salvador, BaianaSystem lota o Largo do Pelô

BaianaSystem.ft Lucia Correia Lima

O Largo do Pelourinho, anfiteatro de topografia natural e palco principal do Carnaval do Pelô 2014, recebeu na noite deste domingo (02) a atmosfera sonora envolvente do grupo BaianaSystem. A congregação de identidades musicais característica do grupo contagiou os foliões que dançaram ao som das batidas percussivas, melodias de guitarra baiana, inserções de efeitos e poesia urbana.

Esta é a segunda vez que o BaianaSystem se apresenta no Carnaval do Pelô, tendo realizado uma show memorável, em 2011, junto a Pepeu Gomes e os Retrofoguetes. "O largo sempre nos preenche com essa atmosfera de luta e conscientização que o samba-reggae construiu no Pelô. O BaianaSystem fica muito feliz de participar dessa história", afirma o cantor Russo Passapusso.

"O som do BaianaSystem é resultado do encontro das nossas linguagens musicais e também visuais, onde cada um se sente convidado a improvisar e criar coletivamente", afirma o guitarrista Robertinho Barreto. Um exemplo disso é ‘Aqui não tem Caô’, nova faixa do grupo, que teve como inspiração um registro em vídeo de um animado folião durante a passagem de som do grupo na Praça Cairu. A faixa é trilha da vinheta oficial da TVE Bahia para o Carnaval de 2014.

O público que costuma comparecer às temporadas do grupo no Pelourinho ao longo do ano também marcou presença. Vestidos à caráter – com máscaras com a identidade visual do grupo – dançaram e cantaram ao som dos sucessos ‘Terapia’, ‘Calundu’ e ‘Da Calçada pro Lobato’.

Para Frederico Van Erven (27), de Itabuna, que veio pela primeira vez no Carnaval do Pelô, este também foi o momento de conhecer a banda. "Achei o som muito diferente do que estava acostumado a ouvir. O resultado é muito marcante. Já Bruna Rocha (24), acompanha a maioria dos shows que o grupo toca na capital baiana e até prestigiou a banda em São Paulo. "Acompanho desde o início o projeto deles, desde quando eram do grupo Ministério Público. Para mim BaianaSystem tem tudo a ver com o carnaval do Pelô porque o som retrata a nossa realidade, da juventude e tem a cara da Bahia", diz.

Composto por Robertinho Barreto (guitarra baiana), Russo Passapusso (voz), SecoBass (baixo), Cartaxo (imagens), João Meirelles (DJ) e Japa System e Icaro Sá (percussão), o BaianaSystem surgiu em 2009 e desde então é atração cativa da folia baiana. O grupo, que se inspira na cultura do soundsystem jamaicano agregada ao improviso musical, já participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como o RECBeat em Pernambuco, o Womex na Dinamarca e o Fujirock no Japão. A BaianaSystem se apresenta ainda amanhã (03) no Circuito Osmar.

Foto: Lucia Correia Lima

Texto: Leandro Pessoa e Kaiane Terra
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.