21/08/2014 11:52

Mesa redonda discute a capoeira no mundo contemporâneo

Foto Alvaro Villela

Debate com a presença de historiadores marca o início da terceira semana do Agosto da Capoeira

A programação da terceira semana do Agosto da Capoeira tem início nesta quinta-feira, 21 de agosto, com debate sobre capoeira no mundo contemporâneo, às 19h, no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo. À frente da mesa redonda estarão os historiadores Jair Moura, Antônio Liberac e Eugêncio Tadeu – os dois últimos doutores em história pela Unicamp. O dia será encerrado com uma roda de capoeira liderada pela Academia do Mestre João Pequeno.

Na sexta-feira e no sábado, 22 e 23 de agosto, o Agosto da Capoeira recebe uma programação dedicada à capoeira regional, comandada pelo percussor do estilo na Bahia, Mestre Nenel. Filho do lendário Mestre Bimba, ele irá iniciar a Festa da Camaradagem – como batizou os dois dias de festividades – com uma oficina de capoeira com crianças do Projeto Capoerê, marcada para começar às 15h. Em seguida, às 18h30, será exibido filmes com a Turma do Bimba.

O segundo dia da Festa da Camaradagem terá início às 10h com uma apresentação focada em esclarecimentos do ritmo regional e segue com oficinas de capoeira até às 15h. A entrada para todas as atividades é gratuita.

O Agosto da Capoeira tem como objetivo abordar os aspectos sócio-culturais e econômicos da capoeira na contemporaneidade, no intuito de debater a necessidade de fortalecimento da capoeira como elemento de identidade da cultura baiana e brasileira.

O evento é uma realização do Projeto Mandinga – Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura, representada pelo Mestre Sabiá, e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, e produção da Pau Viola.

AGOSTO DA CAPOEIRA

• QUINTA :: 21 de AGOSTO

– Mesa Redonda – A capoeira no mundo contemporâneo

- AntonioLiberac (Doutor em História – UNICAMP)

- Eugenio Tadeu (Doutor em História – UNICAMP)

- Jair Moura

– Roda – Academia Mestre João Pequeno e convidados

• SEXTA :: 22 de AGOSTO

FESTA DA CAMARADAGEM – MESTRE NENEL

FUNDAÇÃO MESTREBIMBA / FILHOS DE BIMBA ESCOLA DE CAPOEIRA

16h – Encontro Do Projeto Capoerê

18:30h – Apresentação de filme com a Turma de Bimba

• SÁBADO :: 23 de AGOSTO

FESTA DA CAMARADAGEM – MESTRE NENEL

FUNDAÇÃO MESTREBIMBA / FILHOS DE BIMBA ESCOLA DE CAPOEIRA

10 às 15h

- Apresentação e esclarescimentos dos ritmos da Regional

- Oficina de capoeira com o foco emsequência e cintura

- Oficina de floreios da regional

- Roda no ritmo de Idalina

- Jogo de Iuna

- Oficina e apresentação de samba de roda com professora Nalvinha.